A Inteligência Artificial (IA) vai ser incorporada no ensino de matemática em 98 escolas dos Núcleos Regionais de Educação (NREs) do Paraná. A região de Maringá também vai contar com a plataforma que deve estar disponível inicialmente para 7 mil alunos já no mês de agosto.
Trata-se do recurso digital Khanmigo, ferramenta pioneira no Brasil e desenvolvida para enriquecer o processo educacional por meio do uso de Inteligência Artificial (IA) como um ‘tutor digital’ na resolução de exercícios matemáticos que guia o processo de resolução de problemas e criação de textos, sem fornecer respostas diretamente, mas incentivando a reflexão e a compreensão dos conceitos.
O sistema proporciona suporte individualizado aos alunos, respondendo dúvidas em tempo real e adaptando estratégias de ensino às necessidades específicas de cada estudante.
Apoio aos docentes
A plataforma vai funcionar como assistente que auxilia no planejamento de aulas, atividades, avaliações e acompanhamento do desempenho dos alunos, tanto em nível de turma quanto individualmente.
O programa possibilita, ainda, múltiplas aplicações em sala de aula, como revisão de conceitos, apoio na elaboração de planos de aprendizagem, avaliação da compreensão