O Extraordinário Mundo de Miki, a obra lançada por edital da Prefeitura utiliza SignWriting (método de sinais)

O Extraordinário Mundo de Miki, a obra lançada por edital da Prefeitura utiliza SignWriting (método de sinais)

Foto: divulgação

O livro “O Extraordinário Mundo de Miki”, escrito por Daniele Miki Fujikawa Bózoli, 34 anos, já está disponível para o público. Com ilustração de Marcelo Yukio Goto, e produzido pela Forféu Atividades Artísticas o enredo conta a história de uma menina de nove anos, que é surda e tem rotina na escola e em outros ambientes com crianças surdas, o que colabora para ajudar a criança leitora na alfabetização.
A obra foi produzida com o método SignWriting (sistema de escrita e leitura da linguagem de sinais, com representação gráfica). Apesar de ser uma ferramenta importante no aprendizado de crianças surdas, não há muitas obras disponíveis no mercado. Principalmente com títulos originais, que não sejam adaptações de obras famosas. “O livro é muito importante para as crianças surdas, até adultos surdos que sabem língua de sinais podem ler também. A obra é baseada na minha vivência na escola que estudei desde os quatro anos de idade”, informa Daniele Miki, que teve o livro contemplado pelo prêmio Aniceto Matti de 2019, da Prefeitura de Maringá, sendo a primeira publicação nesse estilo em Maringá. “É um projeto maravilhoso. Resultou num livro muito bonito que vai ajudar as pessoas surdas”, disse o secretário de Cultura, Victor Simião.
A Secretaria de Cultura informa que a tiragem de mil exemplares será distribuída para bibliotecas, instituições de ensino, órgãos que trabalham com linguagens e está disponível para pedidos no site do espaço colaborativo Arena das Artes por meio do site https://www.arenadasartes.com.br/.
Daniele Miki tem 34 anos, é surda, formada em Letras Libras e doutoranda em Linguística pela UFSC. Ela planeja lançar uma coleção de livros em SignWriting. Marcelo Yukio Goto é artista plástico formado em Artes Visuais pela UEM.
Sair da versão mobile