Começa nesta segunda-feira, 1º, e prossegue até o dia 20, no Shopping Avenida Center, uma exposição fotográfica que une literatura e afeto, maternidade e arte, palavras e imagens. A mostra é fruto de uma parceria entre a jornalista Priscila Dias Rosalino, autora do livro “O livro que eu gostaria que meus filhos lessem”, e a fotógrafa e jornalista Ana Verzola, especialista em registrar momentos únicos de famílias.
A exposição convida o público a mergulhar em reflexões sobre o amor, os vínculos e as imperfeições que nos tornam humanos. Cada fotografia retrata cenas reais de famílias e está acompanhada por frases extraídas do livro, com textos sensíveis, poéticos e profundamente humanos, que ressoam com mães, pais, filhos e todos aqueles que já experimentaram o desafio e a beleza dos laços familiares.
Segundo Dias, escritora da obra, o livro nasceu do desejo profundo de deixar algo escrito para os filhos sobre o quanto eles são amados por quem já os vê como inteiros, mesmo quando ainda estão aprendendo a ser. “Escrevê-lo foi como abrir meu coração em páginas, falando das alegrias, dores, medos e descobertas que fazem parte de ser mãe e de ser humano. E ver essas palavras agora dialogando com imagens tão sensíveis da Ana é como dar corpo e rosto ao que antes era só sentimento. Essa exposição é um convite ao olhar com mais leveza, mais presença e mais amor”, explica.
Para a fotógrafa, a exposição é uma oportunidade de despertar exatamente esse sentimento de acolhida, pertencimento e principalmente o amor que transborda nos abraços, no toque, nos sorrisos. “Fizemos uma seleção muito especial de imagens que revelam o que há de mais bonito nesse universo da maternidade, que é o acolhimento – do outro e de si mesma”, afirma Verzola.
Cada fotografia carrega uma história nem sempre acessível à nós. Lutas, renúncias, entrega, noites em claro, preocupações, e principalmente realizações. “O que vemos é uma fração de segundo eternizada que pode despertar o sentir, nos fazer imaginar o que há por trás de cada expressão. É nesse contexto que as imagens também conversam com as frases selecionadas para instigar a reflexão sobre esse universo tão profundo quanto belo”, explica a fotógrafa e jornalista.

A proposta da exposição vai além da estética: ela se posiciona como um convite à pausa em meio à rotina corrida, um espaço de identificação e acolhimento para o público. As frases e imagens provocam sentimentos, memórias e, principalmente, o desejo de sermos presença significativa na vida de quem se ama. Em tempos de desconexão emocional, a exposição se torna um ponto de encontro entre gerações, entre quem já é mãe/pai e quem foi filho, entre quem busca crescer com mais afeto e menos cobrança.
A exposição é gratuita e aberta ao público, na ala superior do Shopping (entre a praça de alimentação e a Havan), com visitação durante todo o horário de funcionamento do Shopping Avenida Center, em Maringá.
Veja também