O Maringá muda para berliner, o formato germânico, sem mudança na essência

o maringá muda para berliner

Leitores da edição impressa de O Maringá, em especial os assinantes, devem ter se surpreendido na manhã deste domingo ao verem que o jornal, que até agora tinha o formato standard, com as medidas que em Maringá são tradicionais em jornais como o Jornal do Povo e O Diário do Norte do Paraná, ficou menor. O semanário agora é um ‘tabloidão’, como costuma ser chamado o formato berliner ou tablóide alemão e ainda formato germânico. O Maringá muda para berliner sem mudar em nada sua essência.

Ao mudar para um formato menor, na realidade O Maringá está se adaptando a exigências dos tempos atuais, em que alguns dos maiores jornais do mundo atendem aos reclames de seus leitores e passam a oferecer uma publicação mais fácil de manusear sem, no entanto, reduzir nada em termos de conteúdo, qualidade e linha editorial.

Segundo a diretora da Dia a Dia Editora, Angela Almeida Nakano, idealizadora do O Maringá e responsável pela área Comercial, em meados de outubro último o jornal O Estado de São Paulo, o maior do País, com quase um século e meio de história e respeitabilidade, ousou mudar para o formato alemão, mas a ousadia foi respaldada em um ano de estudos, pesquisas com leitores, assinantes e anunciantes, além da ajuda de consultorias internacionais. “Se o Estadão, com seus quase 150 anos, muda, por que nós, com apenas um ano de circulação, não faremos o mesmo?”, diz Nakano.

Pesquisas no Estadão, realizadas junto a seus leitores, mostraram que antes da circulação da primeira edição em berliner o formato já era aprovado por 89% de seu público. Após as primeiras edições em formato reduzido, a aprovação subiu, 97% acharam o ‘novo’ formato mais prático, 88% acharam mais confortável e 100% acham mais fácil de segurar.

Segundo Angela Nakano, a mudança de tamanho foi apenas a primeira inovação que O Maringá faz ao completar seu primeiro ano de vida. O Maringá muda para berliner e outras chegarão em breve ao leitor. “Estamos certos de que tudo que traremos de novo vai agradar, pois tudo o que fazemos é pensando nos nossos parceiros, que são os leitores, assinantes e anunciantes. Que venha o segundo ano do O Maringá!”.

 

Veja também

 

 

Sair da versão mobile