A maior e mais antiga praça de Maringá, que foi projetada para ser a principal da cidade, acaba de ser modernizada e revitalizada. A Praça Napoleão Moreira da Silva, que muitos maringaenses preferem chamar de “Praça da Pernambucanas”, foi reinaugurada na noite desta sexta-feira, 16, como presente de Natal para a cidade, justo ela que por muitos anos era o local da Casa do Papai Noel.
A praça, que antigamente era conhecida como Praça da Rodoviária por sediar a estação de jardineiras que recebeu alguns milhares de famílias que chegaram no final da década de 1940 e início da de 1950, foi entregue depois de um ano de obras. Foram investidos R$ 4,5 milhões e a prefeitura teve o cuidado de preservar os aspectos históricos, ao mesmo tempo em que a trazia para a modernidade com novos equipamentos.
A solenidade de reinauguração contou com a presença de familiares de Napoleão Moreira da Silva, como o filho Lauro Fernandes. Segundo o prefeito Ulisses Maia (PSD), “estamos devolvendo para a população esse espaço maravilhoso, no coração de Maringá, a nossa Praça Napoleão. Fizemos uma reformulação completa, respeitando os aspectos históricos do local. Estamos transformando Maringá, trabalhando para a população morar na melhor cidade do Brasil para viver e com um sentimento de pertencimento à cidade”, destacou o prefeito Ulisses Maia.
A reforma manteve os bancos curvilíneos de cimento, o busto de Napoleão Moreira da Silva, a vegetação, o desenho e traçado original e outras estruturas de concreto. Entre as novidades, a praça ganhou dois chafarizes, uma fonte aquática, equipamentos para ginástica, parquinho com piso emborrachado, mesas de jogos com área coberta, espaços para feiras e eventos, paraciclos, além de iluminação com lâmpadas de led e câmera de segurança monitorada pela Guarda Civil.