O show da arte urbana dando vida a muros sem graça da Secretaria da Juventude

vida a muros

Em plena luz do dia, tem gente pichando os muros da Secretaria de Juventude e Cidadania. É o que muita gente pode pensar ao passar pela secretaria, na Rua Luiz Gama, numa área cercada de clínicas, laboratórios e escritórios de alto padrão, mas não são pichadores e sim grafiteiros e não estão fazendo nada que precise ser escondido: eles foram convidados pela prefeitura de Maringá para darem vida a muros internos e outros espaços do imóvel.

A princípio, dois dos grafiteiros mais respeitados na tribo, Mateus Rosa (@puronardo) e Leonardo Teixeira Pinto (@puronardo), deram sua contribuição com pinturas que fazem muitos transeuntes parar para admirar. Mas outros também deverão ser chamados para deixar suas criações artísticas em espaços até então desvalorizados e sem graça, enfim, dar vida a muros que pareciam condenados à feiura.

Não é a prefeitura quem diz o que deve ser pintado, os artistas têm liberdade total para expressar seus sentimentos e criatividade. Mas, os que contribuíram até agora procuraram, dentro de seus estilos, representar o público que é o alvo do trabalho da Secretaria da Juventude e Cidadania: jovens, negros, índios, migrantes, imigrantes, refugiados, público LGBTQIA+ e outras minorias.

Portanto, quem estiver sem programa para este domingo, uma boa dica é dar uma passada pela Rua Luiz Gama, bem no Centro da cidade, para conferir o que a arte urbana pode fazer para melhorar qualquer ambiente, até aqueles que, aparentemente, não precisam melhorar em nada.

Sair da versão mobile