Em breve, Maringá terá uma nova ciclovia. Trata-se de intervenção na avenida Mário Clapier Urbinati, no Jardim Universitário. A obra terá 750 metros de extensão, entre a avenida Mandacaru e a rua Cristal, com investimento de R$ 647 mil. A estrutura fará parte de um quadrilátero, ligando outras ciclovias existentes e bairros distantes, o que facilitará a locomoção.
Segundo informações da Prefeitura, no local a empresa já iniciou a retirada da grama do canteiro central da avenida. Na sequência, será feita uma base para a concretagem da pista e, na última etapa, a finalização com a pintura do piso e a iluminação do trecho. A previsão é que a nova ciclovia seja entregue no fim do primeiro semestre deste ano.
As melhorias na mobilidade urbana e novos projetos, como a construção de ciclovias, foram debatidos com a comunidade durante a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), aprovado na Câmara de Vereadores e que é colocado em prática na cidade. “Maringá tem o dobro da média nacional de deslocamentos com bicicletas. Por isso, é importante investir nesse segmento”, afirma o secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Gilberto Purpur, via Secom.
O município também planeja a construção de uma ciclovia na avenida Tuiuti, de 4,4 km de extensão. A previsão é que a licitação seja publicada no fim deste ano e que a construção inicie em 2024. Maringá tem 43 km de ciclovias e a meta é chegar a 50 km até 2024. Segundo o PlanMob, as bicicletas correspondem a 6% dos deslocamentos na cidade, o dobro da média nacional, que é de 3%.
A economia proporcionada com deslocamento para o trabalho é a principal razão para locomoção com as bikes em Maringá, sendo responsável por 52% dos 37,2 mil deslocamentos “origem-destino” registrados. Na sequência, aparece o deslocamento para escola, com 34%; compras e lazer com 5%; e diversos com 8%. A média de viagem é de 35 minutos, sendo que 41% dos maringaenses levam entre 16 e 30 minutos para percorrer o trajeto.
Com Secom/Prefeitura