Foi iniciado ontem, quarta-feira, 29, as obras para solucionar os problemas históricos de alagamentos na Avenida Morangueira em Maringá. Por meio das secretarias de Limpeza Urbana e Infraestrutura, os serviços devem durar pouco mais de dois meses, e irão ser realizados por etapas, prevendo a implantação de um dreno natural, um tubo de 2,20 metros, novas bocas de lobo e ampliação de mais 250 metros de galerias pluviais.
Por conta das obras, o trecho da Avenida Morangueira, entre a Associação dos Funcionários Municipais de Maringá (AFMM) e o Posto Pupim, está com trânsito em meia pista.
Segundo o secretário de Limpeza Urbana, Infraestrutura e Defesa Civil, Vagner Mussio, a primeira etapa da obra prevê a retirada de terra do canteiro central da avenida para a criação do dreno natural. “Com a implantação do dreno, será possível conduzir a água da chuva diretamente para o lençol freático, o que evitará os alagamentos. Também vamos abrir tubulações e ampliar as galerias de águas pluviais, o que permitirá um melhor escoamento da água”, explicou.
Todo o material utilizado na obra foi produzido na Pedreira Municipal, o que gera economia e garante agilidade na execução do serviço. “De forma eficiente, também estamos utilizando a terra retirada do canteiro central para recuperação do fundo de vale localizado na Rua Guarino Augusto Basseto e na readequação de um trecho do canteiro central da Avenida Franklin Delano Roosevelt”, concluiu Vagner Mussio.