Maringá, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam), elaborou um ‘Relatório Local Voluntário’ que destaca as ações implementadas pela cidade para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs). Esse relatório foi publicado pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da Organização das Nações Unidas (ONU), tornando Maringá a primeira cidade do Paraná a ter um documento reconhecido por essa entidade global.
O desenvolvimento do relatório contou com o apoio do Ministério Federal de Habitação, Desenvolvimento Urbano e Edificações da Alemanha, através do Instituto Federal Alemão de Pesquisa em Construção, Assuntos Urbanos e Desenvolvimento Espacial. O documento funciona como uma ferramenta para mapear e avaliar a implementação dos ODSs, destacando as políticas públicas criadas pela cidade.
O foco do relatório foi nos ODSs relacionados a cidades e comunidades sustentáveis e na ação contra as mudanças climáticas globais. Segundo o texto, “foi possível identificar os avanços, os desafios e a importância da contribuição local, principalmente através da promoção de políticas públicas. Além disso, o relatório local voluntário permitiu reconhecer as boas práticas adotadas por Maringá, que podem inspirar outras cidades a seguirem estratégias eficazes para o desenvolvimento sustentável”. O documento completo está disponível em português e inglês no site da ONU.
Bruna Barroca, diretora-presidente do Ipplam, ressalta: “Este é um trabalho contínuo, que consolidou Maringá como uma cidade sustentável e eficiente. O relatório reforça o compromisso do município com o desenvolvimento sustentável, visando melhorar a qualidade de vida da população.”
O relatório foi produzido no âmbito do projeto ‘Implementando a Agenda 2030 localmente através do desenvolvimento urbano’, que integra o programa de pesquisa alemão ‘Habitação Experimental e Desenvolvimento Urbano’.
4o