Projeto abre ao público estudos da arte drag,com oficinas de perucaria e maquiagem, para montagem de novo espetáculo criado pelo Coletivo Transformista Haus of X
Estão abertas as inscrições para as oficinas do projeto Más Monas, organizado pelo Coletivo Transformista Haus of X e viabilizado com recursos do Prêmio Aniceto Matti. Serão oferecidas três oficinas gratuitas da arte drag: perucaria, padding (enchimento) e maquiagem drag, técnicas fundamentais para quem vivencia o campo artístico do transformismo. Cada uma delas tem 15 vagas, que serão preenchidas após uma seleção a partir da carta de intenção.
Os oficineiros são a Drag Queen Ginger Moon e o Drag King Don Valentim, ambos com reconhecida atuação na cena paulistana. As ações acontecem nos dias 25, 26, 27 e 28 de abril e 1º de maio e fazem parte do processo de estudo e montagem do espetáculo teatral “Más Monas”, previsto para estrear em julho.
“Ao trazer essas oficinas, buscamos, ao mesmo tempo em que aprofundamos os estudos da equipe, introduzir o público no universo da arte drag, afinal, este será o universo que estrutura todo o espetáculo. Isso em nada impede que pessoas que não pratiquem drag façam as oficinas, pois elas proporcionam bases sólidas de práticas que podem ser deslocadas pra outras áreas e contextos”, explica o produtor Leonardo Fabiano.
A arte burlesca de Ginger Moon
Ginger Moon é bacharel e licenciada em Teatro pela Universidade Anhembi Morumbi e atua como drag queen burlesca. Sua pesquisa com “draglesque” começou em 2015 e seu nome cresceu rapidamente na noite paulistana. Atuou como performer nas principais festas drags de São Paulo, ministrou um curso de performance na Escola Nacional Florestan Fernandes (2018-2019) e na Casa Florescer (2019), além de participar de um episódio do programa “Nasce Uma Rainha”, da Netflix, como especialista (2020). Participou de importantes festivais da área e também de reality shows como Favela Drag (2020) e The Next Talent Drag (2021). Atualmente estuda costura e modelagem com Maldita Hammer, figurinista renomada, e caracterização e perucaria na “Oficina da Malonna”, um dos maiores nomes de perucaria no Brasil.
Atuante na cena drag paulistana desde 2017, o drag king Don Valentim realiza diversos trabalhos com performance, maquiagem e hostess, mesclando a estética drag com as linguagens do circo, burlesco e artes visuais, sua formação acadêmica. Já atuou como performer em diversas festas e eventos, participou de publicações de mídias digitais e impressas, como a Universal UOL (2018), o documentário “Inadequadxs” (2018) e o podcast Dragnóstico (2019).
Don Valentim realizou oficinas de maquiagem drag em eventos como o Expectadivas, no Centro Cultural do Grajaú (2018 e 2019) e na Faculdade Paulista de Artes (2018).Participou do filme média metragem “Candombá”, no qual foi um dos personagens. Trabalhou como drag king modelo no desfile de moda da Boutique Venenosa, na Casa de Criadores (2019). Durante a pandemia participou de edições online de eventos como a Gincana Drag, no instagram do Teatro Alfredo Mesquita, da Noite Burlesca (2020) e do Festival Yes, Nós Temos Burlesco (2021).
“Más Monas” evoca memórias afetivas e artistas queer
“Más Monas” é o mais recente projeto do Coletivo Transformista Haus of X. A proposta é criar um espetáculo de temática transformista para trazer questões ligadas às memórias afetivas da infância de artistas queer como forma de enfrentamento ao estigma e à opressão. O elenco é formado por Leonardo Fabiano, Lua Lamberti e Maicon Vaccaro, com direção e dramaturgia de Lua Lamberti, coreografias e produção de Leonardo Fabiano.
Mais notícias de Maringá
Maringá tem seis meses de contação de histórias nas bibliotecas públicas
“A descoberta do Eldorado”, a história de Maringá no YouTube