A Orquestra Maringaense de Viola Caipira (OMVC) se apresentará na noite desta segunda-feira, 16 de dezembro, durante a programação da mostra ExpoCAC no Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC).
É um evento gratuito, que inicia às 20h30, na Sala 06 (segundo piso do CAC).
A Orquestra é um projeto criado e comandado pelo professor e maestro Jean Michel em Maringá desde 2015.
Ao longo desse tempo, a Orquestra formou e recebeu violeiros, apresentando-se com repertório majoritariamente caipira; mas apimentado também com outros ritmos. Seus membros tiveram o prazer de tocar com nomes importantes da música nacional, como Renato Teixeira e João Carlos Martins.
Em conversa com a reportagem, Jean Michel, que é um profundo pesquisador da música caipira, explica que a apresentação desta segunda-feira é a última de 2024 em Maringá. “Vamos ter outra apresentação em outra cidade e aí encerra as atividades deste ano”.
Segundo ele, o grupo de viola tem ainda mais uma apresentação nesta terça-feira, 17. Mas serão apenas alunos iniciantes do projeto e não a OMVC. Será no período noturno e todos estão convidados.
Antes, também na terça, apresentação do coral Jovens de Ontem e do grupo Maringá Seresta, formado por pessoas idosas e com o lendário Tercílio Men na sanfona. Começa às 15h30, na Sala 06.
O que é a mostra
A ExpoCAC É mostra de trabalhos produzidos pelos alunos que participaram das oficinas de artes, música e dança do CAC. O evento é gratuito e segue até a próxima quarta-feira, 18, com exposição de artes visuais e apresentações culturais.
“Durante o ano, são ofertados diversos cursos gratuitos para todas as idades no CAC. Ver esses alunos apresentarem seus trabalhos agora, na ExpoCAC, é gratificante. A exposição tem o objetivo de dar espaço aos novos artistas da cidade”, destaca o secretário de Cultura, Paulinho Schoffen, via Secom.
Durante todos os dias de ExpoCAC, a Sala Lukas conta com uma exposição de artes visuais. A exposição recebe visitas de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 17h30. No período da noite, diferentes espaços públicos da cidade recebem apresentações de ballet, teclado, coral, viola caipira e violão.