O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, inaugurou na tarde de ontem, 30, o Núcleo de Operações com Cães de Maringá, construído por meio de parceria entre Prefeitura e o Governo do Paraná. O espaço com 1 mil m², no Parque das Grevíleas, conta com sede administrativa, seis baias para cães, espaço de soltura com grama, espaço para banho, alojamento, entre outros.
“Estamos somando esforços pela segurança de Maringá”, anunciou Ulisses Maia. “A integração e sinergia das forças de segurança traz resultados positivos para a comunidade”. O prefeito prestou homenagem ao ex-secretário de Segurança, coronel Antônio Padilha, que morreu de coronavírus em março desse ano e deu início ao sonho de construir o canil.
O canil começou a operar com três cães: Akyra e Kayra, da Guarda Civil Municipal, e Chris, da Polícia Civil. O planejamento prevê que de cada órgão tenha mais um animal em 2022. O trabalho integrado já acontecia em operações com a Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), com apoio da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, entre outros.
Nos últimos dias houve cinco flagrantes em Maringá e Mandaguari. Foi apreendida grande quantidade de maconha, drogas sintéticas e lança-perfume. Além do combate ao tráfico de drogas, os cães também trabalharão na proteção aos bens públicos, contra o tráfico de armas, entre outros.
EXEMPLO
O delegado da Denarc, Leandro Roque Munin, disse que o Núcleo de Operações com Cães de Maringá é motivo de orgulho e alegria para a segurança maringaense. O secretário de Segurança Pública, Ivan Quartaroli, destacou que o canil é um grande reforço no trabalho para a comunidade. O vereador Alex Chaves disse que a iniciativa vai atender a demanda da comunidade nas denúncias contra o tráfico de drogas. O presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Maringá (Conseg), coronel Antônio Tadeu Rodrigues, ressaltou que o canil reforça Maringá como referência em todo o Paraná na segurança.
Também participaram da inauguração o vice-prefeito Edson Scabora, o secretário de Infraestrutura, Carlos Henrique Cardozo; a secretária de Compliance e Controle, Camille Faccin; representantes da Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Polícia Federal, Receita Federal, Ministério Público, Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), associações, imprensa, vereadores Flávio Mantovani, Paulo Biazon, Luiz Alves, Altamir dos Santos, entre outras autoridades.