Pastel do Tom é escolhido o Melhor Pastel de Feira de Maringá

IMG 4871

Produção no Pastel do Tom (Crédito: Cristiano Martinez)

Carinho, ingredientes selecionados e a palavra dos clientes. Com esta receita, o Pastel do Tom se saiu como o grande vencedor do concurso Melhor Pastel de Feira de Maringá, promovido pela Prefeitura a partir de votação popular e comissão. O resultado foi apresentado na manhã deste domingo, 30 de junho, durante cerimônia comandada pelo vice-prefeito Edson Scabora na Feira da Mauá.

Eram seis receitas diferentes na disputa pelo paladar dos frequentadores das tradicionais feiras livres promovidas na Cidade Canção. É um patrimônio histórico-cultural do comércio maringaense. Na verdade, todos são pastéis de qualidade e sabor.

Mas o Pastel do Tom acabou ficando em 1º lugar, somando 25,8% dos votos. Com mais de 40 anos de história, essa barraca concorria com o enroladão, uma receita de blend de carne bovina e suína, ovos, tomate, azeitonas e queijo mussarela.

Esse pastel já está na 3ª geração de feirantes. Uma das integrantes da família é Fernanda Nakamura, que foi receber o prêmio. Ela trabalha com o irmão e o pai, no espaço fundado pelo avô em 1980. “A gente faz sempre com receita de família, bastante carinho, sempre ouvindo os clientes”, diz Fernanda, referindo-se ao pastel. “Muito amor pelo que faz há muitos anos”, dizendo que o Pastel do Tom preza pelos ingredientes, mantendo a qualidade e com muito carinho.

Seu pastel é vendido às quintas-feiras, das 6h às 12h30, na Praça Emiliano Perneta; sextas, das 6h às 12h, na Avenida Riachuelo; sábados, das 6h às 12h30, na Praça da Catedral, ao lado do ParCão; e domingos, das 5h30 às 12h, na Avenida Mauá.

Vice-prefeito Edson Scabora ao lado de Fernanda Nakamura, do Pastel do Tom (Crédito: Cristiano Martinez)

Ativo turístico
Segundo o vice-prefeito Edson Scabora, a feira se tornou um ativo turístico em Maringá, pois as pessoas aproveitam para comprar produtos e consumir a gastronomia do local. “E o pastel, dentro desse ativo turístico, ele é uma variável muito importante, porque as pessoas vêm comer pastel na feira”, citando também o hábito criado de tomar café na feira, caso da modalidade colonial.

“A feira em Maringá se transformou muito mais onde a gente compra verduras, legumes e tudo mais num ativo turístico. As pessoas vêm passear, confraternizar, se conhecer na feira e conversar. Isso é muito interessante”, acrescentando que novas ideias têm sido trocadas com os feirantes para incrementar as feiras maringaenses. E principalmente nunca deixar acabar a feira, que é patrimônio cultural da Cidade Canção.

Já ampliar o número de feiras na cidade dependeria do aumento de feirantes, ou seja, de mais pessoas engajadas nessa área comercial para criar novos espaços.

Pastel do Tom (Crédito: Cristiano Martinez)

Origem do concurso
Gerente de feiras da Secretaria do Trabalho Renda e Agricultura Familiar da Prefeitura de Maringá por três anos e por 40 anos trabalhando como feirante em sua banca, Mario Mituo conta que a ideia do concurso de Melhor Pastel de Feira surgiu a partir da união das secretarias de Trabalho e Renda e Turismo, com apoio do prefeito Ulisses Maia e do vice Edson Scabora.

Segundo Mituo, o objetivo era homenagear o melhor pastel do Brasil que é feito em Maringá. “Todos que passam em Maringá sempre saem falando bem”, destacando que os feirantes abraçaram a ideia do concurso e viram oportunidade de divulgar também as feiras.

O concurso é organizado pelas secretarias de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (Setrab) e de Aceleração Econômica (Saet). Faz parte da programação de 77 anos de Maringá.

Maykon Pastéis em 3º lugar (Crédito: Cristiano Martinez)

Pastéis concorrentes
No total, foram seis pastéis concorrentes:

Adelmo Pastel
Nome: Pastedral
Receita: Carne moída, mussarela, presunto e azeitona
Dias, horários e locais de funcionamento:

Maykon Pastéis
Nome: Mini Ovo
Receita: Carne, queijo e rodelas de ovo cozido
Dias, horários e locais de funcionamento:

Cia do Pastel (Hissao)
Nome: Mini Ovo
Receita: Carne, queijo e ovo
Dias, horários e locais de funcionamento:

Cia do Pastel (Yoshi)
Nome: Mini Ovo
Receita: Carne, queijo e ovo
Dias, horários e locais de funcionamento:

Tomio Pastéis e Salgados
Nome: Enroladão
Receita: Massa fininha com várias voltas e recheio de blend de carne bovina e suína, queijo mussarela, ovo fatiado, azeitona verde e tomate
Dias, horários e locais de funcionamento:

Pastel do Tom
Nome: Enroladão
Receita: Blend de carne bovina e suína, ovos, tomate, azeitonas e queijo mussarela
Dias, horários e locais de funcionamento:

Tomio Pastéis e Salgados em 2º lugar (Crédito: Cristiano Martinez)

Formato do concurso
As barracas inscritas foram identificadas com selo do concurso e QR Code que direcionava para a plataforma online de votação. Os critérios para avaliação das receitas foram: aparência, aroma, sabor, textura, acompanhamentos e criatividade.

Além da votação popular, que teve peso 4 na avaliação, uma comissão organizadora também avaliou os pastéis, com peso 6.

Crédito: Cristiano Martinez

Classificação
Segundo a Prefeitura, foram 2.954 votos no total, com disputa acirrada. Confira o percentual dos três primeiros:

1º lugar: Pastel do Tom, com 25,8% dos votos

2º lugar: Tomio Pastéis e Salgados, com 21,8%

3º lugar: Maykon Pastéis, com 20,8%

Sair da versão mobile