Agromuseu é inaugurado na Expoingá com homenagem ao professor Wilson Matos

nome do professor Wilson Matos

Maria Iraclezia disse que o Agromuseu foi uma sugestão do professor Wilson Matos

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

O nome do professor Wilson Matos, fundador e reitor do UniCesumar, agora denomina o pavilhão que marca o início do Agromuseu – Museu da Agricultura e Pecuária, no parque de exposição Francisco Feio Ribeiro, de Maringá. A homenagem, prestada pela Sociedade Rural de Maringá (SRM), é uma forma de reconhecimento do trabalho de Matos em prol da preservação da história. Ele tem produzido livros que preservam a história de Maringá, criou um museu na escola superior que fundou e foi quem sugeriu a criação do museu que agora leva o seu nome.

A denominação foi anunciada pela presidente da SRM, Maria Iraclézia de Araújo, na abertura das atividades do Agromuseu, na sexta-feira, com a presença do secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, prefeito Ulisses Maia (PSD), outras autoridades e membros da diretoria da Sociedade Rural, além do próprio homenageado.

Neste início de atividades, o Agromuseu conta com a parceria do Museu da UniCesumar, do Museu da Bacia do Paraná e do Museu Dinâmico Interdisciplinar, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), integrado, ainda, às atividades do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR). “Vamos mostrar o que há de melhor na agricultura e na pecuária e a estrutura vai ser ampliada e melhorada ao longo do tempo, mantendo a característica rústica sugerida pelo professor Wilson Matos”, disse Maria Iraclézia.

O Agromuseu foi lançado durante a Expoingá de 2019 com a proposta de ir aos poucos ocupando espaços do parque de exposições com acervos que contem a história da agricultura e da pecuária. Porém, com a chegada da pandemia da covid-19, que causou a suspensão de duas edições da Expoingá, somente agora o projeto está sendo retomado.

Toda a área que antes era conhecida como Fazendinha da Emater foi requalificada tornando-se o acervo vivo do Agromuseu, que foi inspirado em museus similares existentes no mundo e que, dentro da sua proposta, contará com um acervo organizado e representativo do universo rural, reunindo exposições de arte, ciência, história, antropologia, plantas e animais vivos.

 

Prefeito elogia Wilson Matos

Para o prefeito, a homenagem é merecida, pois entre as pessoas que dedicam toda a vida para tornar a cidade cada vez melhor está o professor Wilson Matos. Segundo ele, “em praticamente tudo que vemos relacionado ao desenvolvimento e à inovação, Wilson Matos está envolvido”.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile