Pavimento de concreto pode ser a solução para Contorno Sul, revela governador Ratinho Júnior

O pavimento de concreto, chamado de whitetopping (cobertura branca) bastante utilizado na Alemanha e EUA, já conta com centenas de quilômetros pelo Paraná - DER-PR

O pavimento de concreto, chamado de ‘whitetopping’ (cobertura branca) bastante utilizado na Alemanha e EUA, já conta com centenas de quilômetros por algumas rodovias do Paraná.

Buscando solucionar os problemas de décadas do Contorno Sul de Maringá, o governador Ratinho Júnior disse que as obras que irão ocorrer no local em breve, a Avenida Sincler Sambatti, precisa de pavimento rígido, ou seja, em concreto, e garantiu apoiar a obra de grande importância para a mobilidade de Maringá e região.

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O material garantirá maior durabilidade das pistas. A notícia foi dada durante o evento de lançamento das obras de expansão da rede de gás canalizado em Maringá, outro projeto que vem ao encontro do desenvolvimento da região.

“Todos os problemas que a gente tem tido aqui para manutenção do Contorno, com estes buracos, com todas as dificuldades que a gente tem, vão desaparecer na medida em que a pista atual e a nova pista serão feitas em pavimento rígido, em concreto. Será o primeiro pavimento rígido urbano nessas condições do Paraná”, comemorou o prefeito Silvio Barros.

Conheça

O whitetopping pode ser executado diretamente sobre o pavimento asfáltico, “encaixado” com fresagem ou com a remoção parcial do pavimento existente, que, neste último caso, recebe o nome de inlay.

A solução em whitetopping é vantajosa porque, com o emprego do concreto com funções de revestimento e base, as camadas inferiores ficam sujeitas a esforços muito reduzidos em comparação a um pavimento asfáltico, o que garante sua preservação e maior durabilidade.

A técnica proporciona maior durabilidade e maior economia, inclusive de combustível e de material rodante, em razão da menor resistência à rolagem e de a temperatura do pavimento de concreto ser mais branda do que a temperatura de outros tipos de pavimento.

A expectativa de vida de serviço são de 30 anos no mínimo, com pouca manutenção. Além disso, a aderência dos pneumáticos à superfície do pavimento de concreto é favorecida pela existência das ranhuras artificiais, evitando aquaplanagem e proporcionando menor distância de frenagem.

Saiba mais da técnica

 

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