Assessoria
Em uma noite marcada por emoção e reafirmação de compromissos com a classe, Pedro Henrique Souza tomou posse oficialmente como presidente da OAB Maringá para o triênio 2025–2027. Em seu discurso, proferido diante de um auditório repleto de advogados e autoridades, Pedro Henrique foi enfático ao afirmar que “a OAB não pertence a um grupo. A OAB Maringá é de toda a advocacia. Todos que quiserem trabalhar pela classe são bem-vindos, sem obstáculos ou barreiras”.
A cerimônia, conduzida por Luiz Fernando Casagrande Pereira, presidente da OAB Paraná, contou com a presença de membros da OAB Paraná, CAA/PR, conselheiros federais e estaduais, presidentes de subseções, integrantes dos três poderes, representantes da sociedade civil organizada e de instituições de ensino.
Ao lado de Pedro Henrique Souza, tomaram posse os demais membros da diretoria: Sheyla Sousa Borges de Liz como vice-presidente; Diego Marchiotti como secretário-geral; Cristianne Ganem Kisner como secretária-geral adjunta; Vinícius Secafen Mingati como diretor-tesoureiro; Liana Carla Gonçalves dos Santos como diretora de Prerrogativas; Rafael Yamao como diretor da Jovem Advocacia; Juliana Van Linschoten e Jéssica Venturin como diretoras de comissões; e Lira Machado como diretora de relações institucionais. Também tomou posse a delegada da Caixa de Assistência, Simone Costa Meister, além dos novos conselheiros da subseção.
Um discurso emocionado e compromissado
Em sua fala, Pedro Henrique Souza destacou a importância da união da advocacia e expressou sua gratidão a todos que contribuíram para sua trajetória. “Com o coração cheio de gratidão, ocupo essa tribuna. Emoção tamanha por honrar todos que foram suporte para tornar esta noite realidade. Gratidão ao grande amor da minha vida, Grasiele, minha fortaleza. Nos próximos três anos, os desafios serão ainda maiores, mas sem você e nossas crianças, nada faria sentido”, disse, lembrando de sua atuação na OAB Maringá, que já passou por diversos cargos, desde o Conselho de Ética e Disciplina a diretor-tesoureiro.
O novo presidente também ressaltou seu compromisso em fortalecer a OAB como uma entidade independente, voltada exclusivamente aos interesses da advocacia e da sociedade. “A OAB não serve a partidos ou interesses políticos. O foco é sempre o que é melhor para a advocacia”.
Entre as iniciativas para a gestão, Pedro destacou o projeto “Prerrogativas 360º”, que promete suporte imediato aos advogados, além do fortalecimento do diálogo com os poderes e instituições. Ele também citou outras propostas de grande importância para a advocacia, como a Trilha da Jovem Advocacia, projeto voltado à advocacia sênior, e a Escola de Liderança para as Mulheres Advogadas, dentre outras.
Pedro Henrique reforço ainda a importância do combate aos atrasos nos prazos processuais e a valorização dos honorários advocatícios. “Seremos intransigentes diante de qualquer ameaça às nossas garantias profissionais”, afirmou.
O compromisso da nova diretoria
A vice-presidente, Sheyla Sousa Borges de Liz, reforçou o compromisso da nova gestão com a inclusão e a representação plural da classe. “Hoje é dia de celebração e compromisso. A advocacia forte é aquela que valoriza talentos. Precisamos de voz, presença e ação, com portas abertas para todos os advogados e advogadas”, destacou.
O legado de Eder Fabrilo Rosa
Ao transmitir o cargo, o ex-presidente Eder Fabrilo Rosa relembrou os avanços de sua gestão, destacando a atuação da jovem advocacia, a comissão de prerrogativas e as mais de 60 comissões temáticas, que contaram com a participação de cerca de 10% da advocacia. “Tivemos ainda representação em mais de 40 conselhos municipais, além de eventos históricos como os três maiores CONJURIs da subseção”, ressaltou.
Eder também mencionou o avanço na estrutura da OAB Maringá com a implantação do Espaço OAB 360º, além da valorização da história da advocacia local, com a criação de um museu e a produção de uma websérie sobre a história da instituição.
Apoio e reconhecimento da OAB Paraná
Encerrando a solenidade, o presidente da OAB Paraná, Luiz Fernando Casagrande Pereira, lembrou das recentes conquistas da advocacia, como a suspensão da Resolução 591 do CNJ, que restringia a sustentação oral nos tribunais. “No dia da posse de Pedro Henrique Souza, saiu o pronunciamento do ministro Luiz Barroso reconhecendo não haver obrigatoriedade do fim da sustentação oral. Parabéns à advocacia por essa conquista”, celebrou.
Pereira destacou ainda o papel central da OAB Maringá no desenvolvimento de iniciativas para a advocacia, como a criação do espaço OAB 360º, projeto pioneiro, hoje replicado em outras subseções. Ele também ressaltou que a subseção de Maringá foi a que mais aprovou projetos no PROEX, refletindo a relevância das ações voltadas à advocacia paranaense.
Autoridades presentes
O evento contou com a presença do presidente da OAB Paraná, Luiz Fernando Casagrande Pereira, do conselheiro federal Nelson Sahyun Jr., do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR), Fernando Deneka, da prefeita em exercício de Maringá, Sandra Jacovós, e do presidente interino da Câmara Municipal de Maringá, Sidney Telles.
Também estiveram presentes José Cândido Sobrinho, representando o TJ-PR; Marcelo Paulo Maggio, representando o Ministério Público; o juiz Juliano Albino Manica, representando a magistratura; e o juiz Adriano José Pinheiro, representando a Justiça Federal.
Além disso, participaram membros da diretoria da OAB Paraná, da CAA-PR e da ESA-PR, conselheiros estaduais, a vice-reitora da UEM, Gisele Mendes de Carvalho, o presidente da ACIM, José Carlos Barbieri, o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar do Paraná, tenente-coronel Mildemberg, o diretor-executivo da Sicredi Dexis, Rogério Machado, e o delegado da Receita Federal, Marcos Wanderlei de Souza.
O evento também reuniu presidentes das subseções da OAB de Londrina, Paranavaí, Campo Mourão, Apucarana, Ivaiporã, Nova Esperança, Umuarama, Ponta Grossa, Cascavel, Cianorte, Guaíra e Arapongas, além de representante do Sinduscon-NorPR e demais autoridades do meio jurídico e empresarial.
A solenidade foi um marco para a advocacia maringaense, evidenciando uma gestão focada no fortalecimento da classe, na inclusão e na defesa intransigente das garantias profissionais dos advogados, atuando sob o pilar: defender, apoiar e transformar. O novo ciclo que se inicia promete avanços e uma OAB ainda mais atuante e combativa.
Veja também