Após participação de destaque no filme “A Cápsula” (Brasil/2024 – 92min), que foi produzido no eixo Maringá/Londrina, o ator e dublador Luiz Carlos Persy voltou a Maringá entre novembro e dezembro deste ano para atuar na inédita produção maringaense “Rastro Neural”. Ele repete a parceria com o diretor Ribamar Nascimento.
“Gosto de Maringá, adoro o Ribamar [Nascimento]. Adoro a equipe com a qual trabalhamos, tanto em ‘A Cápsula’ quanto no ‘Rastro Neural’, que acabou sendo uma boa parcela da mesma equipe. E já penso em me aposentar e me mudar para Maringá”, diz Persy, em entrevista à reportagem, durante sua passagem pelo campus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM) nesta semana.
Conhecido pela dublagem de personagens em famosas franquias e séries no cinema e streaming – caso de Gandalf (“O Hobbit”), Voldemort (“Harry Potter”) e Joel (“Last of Us”) -, Persy vem se estabelecendo no Paraná no gênero da ficção científica, território explorado por Nascimento no curta-metragem/piloto “Ressurgido”, no longa “A Cápsula” e agora no curta “Rastro Neural”.
Dessas três produções, Persy participou das duas últimas. No longa-metragem, o dublador empresta sua voz grave e impactante para dar vida e corpo a um personagem importante para a trama. Falar mais do que isso é dar um mega “spoiler”. Em cena, Persy chama atenção pelo aspecto feroz e determinado. Mas não é apenas isso…
Já na nova produção, o intérprete é um investigador veterano que vive um conflito interno que ele não consegue entender, mas que seu interior sabe muito bem o motivo. Na entrevista, Persy não pôde dar mais detalhes sobre o personagem.
O que disse é que “atuar é atuar”. Ou seja, ocorre independentemente se é uma ficção científica ou comédia, drama etc. “A maior dificuldade não é o tema. É a composição do personagem. Acho que essa é a grande dificuldade”, afirma, destacando que Nascimento, por ser roteirista e diretor, tem consciência de cada coisa que está ali. “Ele compôs o texto. A coisa chega com muita propriedade, precisão”.
Caio Mutai
Outro ator que passou pela Cidade Canção é Caio Mutai. Em “Rastro Neural”, ele vive BEN-9000-0614, um androide investigador que mergulha na mente de suspeitos para descobrir crimes. Porém, ele se vê frente a algo inesperado para ele.
À reportagem, Mutai destaca a experiência do diretor Ribamar Nascimento e de seu parceiro em cena, Luiz Carlos Persy, para um jovem ator que está começando a trilhar a carreira. “O Riba é um diretor jovem e muito talentoso, com muita coisa para doar ao cinema. E o Persy é esse cara, uma lenda da dublagem, da atuação”.
Outro detalhe é por ser um filme de gênero, no caso, ficção científica. “Eu nunca pensei que pudesse fazer isso aqui, no Brasil”, revela Mutai, acrescentando que o curta filmado em Maringá foi uma de suas experiências mais incríveis, exemplificando que houve muita troca de informações e experiências no set. “Uma celebração da arte”.
O curta “Rastro Neural” é o seu primeiro trabalho com Nascimento.
Set
Segundo Ribamar Nascimento, “Rastro Neural” consumiu três dias e meio de gravações em Maringá, envolvendo cerca de 30 profissionais, além dos colaboradores externos.
O novo filme deve ser lançado até abril de 2025, com estreia primeiro em Maringá. Depois, vai rodar por cidades como Londrina, São Paulo e o circuito de festivais.
Sinopse
De acordo com a sinopse, o filme se passa numa sala futurista onde um investigador androide mergulha na mente de suspeitos de um crime até o momento em que passa a investigar seu supervisor humano. Tudo leva a crer que ele pode ter se envolvido em algo de grandes proporções.
Diretor
Ribamar Nascimento é diretor, roteirista e produtor executivo há mais de 10 anos, roteirizou e dirigiu o longa-metragem “Momentos Roubados” (2014), o curta-piloto “Ressurgido” (2022) e dirigiu o longa-metragem “A Cápsula”, produzido através de recursos da Ancine. Foi o vencedor de melhor diretor estreante no Pupila Film Festival de 2023.
Nascimento é formado no Mackenzie (SP). Em Maringá, foi conselheiro municipal de Cultura, co-fundou e presidiu a Procinema e é cofundador da MAVi (Maringá Audiovisual).
Equipe
Equipe set e apoio
Roteiro e Direção: Ribamar Nascimento
Ass. de Direção: Annelyse Bosa
2 Ass. de Direção: Pedro Henrique
Direção de Produção: Lara Rezende
1 Ass. de Produção: Beatriz Vida
Álvaro Pais
2 Ass. de Produção: Luana Fecchio
Plato: Danielli Pasquini
Direção de Fotografia/Operador de câmera: Anderson Craveiro
1 Ass. de Fotografia: Guilherme Mortean
Op. de Steadicam: Manoel Coimbra
Gaffer: Emerson O Ark Bulga
Direção de Arte/Cenotecnico: Luiz Eduardo Pires
1 Ass. de Arte: Luiz Rossi
2 Ass. de Arte/Gaffer: Lucas Andrade
Figurino: Pollyanna Boffe
Ass. de Figurino: Amanda Albertoni
Caracterização: Eloise Gonçalves
Ass. Maquiagem: Rebeca Marques
Técnico de Som Direto: Bruno Bergamo
Ass. De Técnico de Som: Julia Miranda
Making-of: Michel Caetano
Assessoria de imprensa: Marcelo Bulgarelli
Elenco
Caio Mutai
Luiz Carlos Persy
Kênia Bergo
Chico Hernandes
Danielli Pasquini
Luiz Eduardo Pires
Vinicius de Brito
Fomento
“Rastro Neural” é produzido com recursos do Fundo Nacional da Cultura (FNC)
Lei Complementar n° 195/2022
Lei Paulo Gustavo
Ministério da Cultura
Prefeitura do Município de Maringá
Secretaria de Cultura de Maringá