Técnicos e autoridades discutem o planejamento das cidades no Planeja Brasil, em Maringá

Planeja Brasil reune técnicos ligados aos conselhos de desenvolvimento econômico de mais de 70 cidades

A edição maringaense do Planeja Brasil reune técnicos ligados aos conselhos de desenvolvimento econômico de mais de 70 cidades Foto: Codem

Mais de mil pessoas, entre lideranças, gestores públicos e representantes de Conselhos de Desenvolvimento Econômico de 57 cidades brasileiras, participam do Planeja Brasil, em Maringá, iniciado nesta terça-feira, 12, no Centro de Eventos Paraná Expo, em Maringá, e continua nesta quarta-feira.

O primeiro painel, pela manhã, com o tema “Planejamento em tempos bons e ruins”, teve a participação do prefeito Anderson Farias, de São José dos Campos (SP), do prefeito Ulisses Maia, de Maringá, do secretário de Planejamento do Estado, Guto Silva e do comentarista econômico da CBN Luiz Gustavo Medina, o Teco Medina.

O tema gerou um debate riquíssimo em argumentos e ideias que o secretário Guto Silva resumiu com a frase: “Quem planeja tem futuro. Quem não planeja tem destino… incerto”.

Os prefeitos de Maringá e São José dos Campos apresentaram dados importantes das suas cidades, que são referências em qualidade de vida no Paraná e no Estado de São Paulo.

“São debates como esse, as reflexões que surgem e as ações que podem ser multiplicadas que vão contribuir para mudar o cenário do nosso país”, disse Teco Medina.

O presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), Mohamad Ali Awada, disse que há muito tempo os integrantes do Codem esperavam por um evento como esse, onde pudessem compartilhar experiências e resultados.

A tarde, o Planeja Brasil continuou com as histórias de sucesso foram compartilhadas pelo empresário Jeferson Nogaroli, um dos idealizadores do Codem e idealizador do Eurogarden Maringá, o bairro mais sustentável do mundo, e pelo presidente da Oeste Desenvolvimento, Rainer Zielasko, que apresentou o projeto que uniu as cidades da região oeste do Estado em defesa do fortalecimento econômico da região.

 

Maringaense Hayakawa e as Cidades Integrativas

Quem também participou do painel sobre “Planejamento e prática” foi Glaucio Neves, sócio-diretor da Macroplan, especializado em projetos de desenvolvimento de alta complexidade.

Em sua palestra, Paulo Takito, fundador da Urban System, destacou a importância do planejamento urbano para a gestão pública.

No primeiro dia do encontro, o ex-presidente do Instituto Lerner e ex-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) Luiz Masaru Hayakawa, que é arquiteto maringaense, falou sobre Cidades Integrativas, que surgem como uma resposta à busca por cidades mais sustentáveis, inteligentes, humanas, inclusivas e responsivas.

Entre seus principais trabalhos Hayakawa estão a integração do transporte Ligeirinho para os municípios vizinhos à Capital, o programa de saneamento ambiental na Região Metropolitana, a implantação de parques ambientais, Jardim Botânico, Ópera do Arame e Parque Iguaçu, para disciplinar a preservação do meio ambiente.

Além de Curitiba, Hayakawa participou da estruturação urbanística de centros como Aracaju, João Pessoa, Campo Grande, Niterói, Guarujá e Recife e, no Paraná, nas cidades de Londrina e Cascavel.

E para fechar a programação desta terça-feira, o convidado foi Walter Longo, professor, escritor, especialista em inovação e transformação digital.

 

 

Programação da Quarta-feira, 13

O evento continua nessa quarta-feira, com palestras e painéis que vão debater governança compartilhada e o engajamento da sociedade, com a participação de representantes de Conselhos de Desenvolvimento de várias regiões do país.

9h | Palestra – Engajamento da Governança Compartilhada, com o filósofo e educador da Colômbia, José Bernardo Toro

10h | Painel – Desafios da Governança Colaborativa

Mediação: Juliane Guzzoni

– ‘Principais desafios e soluções’, com o presidente do Codem Maringá, Mohamad Ali Awada

– ‘Principais desafios e soluções’, com o presidente do Codem Criciúma, Marlon Furukama

– ‘Principais desafios e soluções’, com o presidente do Codem Marília, Carlos Bitencourt

– ‘Fontes de recursos para a governança colaborativa’, com a conselheira da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), Rachel Carneiro

– ‘Ativos tecnológicos e incentivos governamentais’, com o embaixador do Senai Tecnologia e Inovação, Marcus Von Borstel

11h45 | Palestra – Cenário Econômico do futuro: a Nova Geopolítica, com economista, colunista do Valor Econômico e comentarista do Jornal da Globo, Bruno Carazza

14h30 | Palestra – Contribuições das governanças colaborativas no desenvolvimento local e regional, com o engenheiro civil, palestrante e colunista Silvio Barros

15h30 | Lançamento da ‘Rede de Conselhos de Desenvolvimento – Pacto pela Prosperidade”

 

(Com informações da Assessoria do Codem)

 

Veja também

Sair da versão mobile