Na tarde de ontem, 1º, a Coordenadoria de Associações Comerciais e Empresárias do Norte e Noroeste do Paraná (Cacinor) apresentou a proposta de Governança da região Noroeste para presidentes de associações comerciais e autoridades políticas de 30 municípios da região.
A ação ocorreu na Associação Comercial de Maringá (Acim). O Presidente da Cacinor, Rafael Canali, explicou que o plano de governança vai estimular o desenvolvimento econômico de forma unificada. “Começamos a pensar no projeto há anos e será um divisor de águas na economia regional, somando os esforços e ações de entidades privadas e públicas a fim de estimular o desenvolvimento econômico de maneira ampla e unificada”, afirmou.
Na proposta do plano de governança será trabalhada cinco etapas, sendo sensibilidade, mobilização, institucionalização, agenda/estratégia e operacionalização. O Prefeito de Maringá, Ulisses Maia destacou a importância da ação na cidade.
“O evento foi um grande passo para a união de forças, extremamente importante. Apoiamos o desenvolvimento integrado entre as regiões. Precisamos unir o poder público, a iniciativa privada, pensando juntos em políticas públicas de integração e o desenvolvimento de todo Noroeste” disse.
Para o vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) José Carlos Barbieri, a expectativa para o início da proposta é positiva. “As nossas ideias podem servir de modelo para toda a região noroeste do Paraná e esse conhecimento adquirido no Conselho de Maringá é a base de toda a criação e estrutura da governança”, pontua. O secretário de lnovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação, Marcos Cordiolli, destacou que o projeto vai beneficiar toda a comunidade.