Discutir a violência contra a mulher é um tema sempre urgente. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp), somente em 2024 foram mais de 160 mil boletins de ocorrência registrados em todo o estado por situações de violência doméstica. No entanto, especialistas apontam que muitos casos não são denunciados pelas vítimas por estarem convivendo no mesmo ambiente que o agressor.
Pensando nisso, a Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR) lançou, em março deste ano, o Ampara – Atendimento à Mulher Paranaense -, uma ferramenta online que visa auxiliar as mulheres vítimas de violência. Com uma equipe multidisciplinar, a plataforma permite que as vítimas façam a solicitação de uma medida protetiva sem a necessidade de um boletim de ocorrência prévio e, acima de tudo, sem precisar se deslocar até uma delegacia.
A apresentação e o uso do Ampara será um dos temas abordados no Encontro Regional das Vereadoras e Procuradoras da Mulher. O evento, promovido pela Procuradoria da Mulher de Maringá, está marcado para a próxima quarta-feira – 24 de setembro -, às 14h, na Câmara de Maringá – Av. Papa João XXIII, 239 – Zona 2, Maringá – PR, 87010-260.
Para palestrar sobre a ferramenta, a organização convidou a Psicóloga da Defensoria Pública do Paraná, Jéssica Paula da Silva Mendes. O evento é gratuito e as participantes terão direito a certificado. As inscrições podem ser feitas neste link: https://forms.gle/CK7WZePeXXxamByk6.
De acordo com a vereadora e Procuradora da Mulher de Maringá, Professora Ana Lúcia, o evento tem o objetivo de oferecer tanto para as vereadoras quanto para as Procuradoras da região ferramentas para o enfrentamento de todo tipo de violência, seja doméstica ou de gênero dentro do ambiente político.
“Vai ser um momento em que nós vamos tratar da violência política, da violência doméstica contra a mulher e oferecer instrumentos de enfrentamento a essa violência. Afinal, nós como Procuradoras, como vereadoras, nós como mulheres que fazemos o acolhimento de outras mulheres que estão em situação de violência, precisamos ter essas ferramentas e a gente vai conhecer muitas delas nesse encontro”, disse.
Combate a violência política de gênero e consultoria para fundação de Procuradorias
Com a presença confirmada de vereadoras, procuradoras e agentes de enfrentamento a violência contra mulher de mais de 15 municípios da região, o encontro também contará com falas de especialistas sobre a legislação e a rede de proteção para vítimas de violência política de gênero.
No encontro, as participantes serão instruídas sobre os procedimentos para a criação das Procuradorias da Mulher em cada um dos municípios que representam. “A Procuradoria da Mulher representa um avanço na promoção de políticas públicas e na prestação de atendimento para este público. Diariamente, orientamos vítimas, damos encaminhamento para denúncias e lutamos para que o quadro da violência seja revertido. Infelizmente, nem toda cidade tem essa estrutura e isso é uma das questões que iremos trabalhar em nosso evento: instruir as vereadoras sobre o que é necessário para que cada uma volte aos seus municípios preparadas para a instalação de uma Procuradoria da Mulher. Assim, teremos êxito na construção de políticas públicas de forma coletiva”, afirmou Professora Ana Lúcia.
Para palestrar sobre o tema, estarão presentes a vice-reitora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Giselle Mendes de Carvalho e o delegado-chefe da Polícia Federal de Maringá, César Luiz Busto.
Veja também