Acontece neste domingo, 17, às 15 horas na Praça Renato Celidonio (ao lado da prefeitura), o lançamento do livro “Poesia é o Conselho”, editado pelo Slam Pé Vermelho com poemas de 11 poetas que participaram do slam. Adriana Souza, Black L. Diamond, Bolinha Podre, Devequi, Franciely Contrigiani, Luieasy, Madu, Renan Parma, Sólon, Suélen Domingues e Tarik Adão são os nomes que integram a coletânea, 10 deles publicando pela primeira vez em livro.
Segundo Érica Paiva Rosa, organizadora do slam e também do livro, “Poesia é o Conselho” é o grito de guerra de uma juventude que encontrou nos campeonatos de poesia falada um espaço de projeção de suas vozes, de pertencimento e, principalmente, de encontros em torno da palavra. “O livro sempre foi um sonho do Coletivo Pé Vermelho e representa o resultado de três anos na construção de um movimento poético, que é o Slam Pé Vermelho”.
A publicação de “Poesia é o Conselho” foi viabilizada por meio do Prêmio Aniceto Matti. Foram impressos 500 exemplares, que serão distribuídos gratuitamente. A obra tem curadoria de Érica Paiva Rosa, Ana Favorin responde por revisão e fotografia, Pedro Marques pela produção executiva do projeto, Gabriel Brunini pela fotografia e Daniel Minchoni foi o encarregado do design.
O livro do Slam Pé Vermelho sai também em audiobook, ou seja, uma versão acessível ao público cego e com baixa visão, que poderá ouvir os poemas. Esse material será disponibilizado para as bibliotecas municipais de Maringá e as gravações serão lançadas nos canais do Slam Pé Vermelho em plataformas de streaming ao longo do semestre.
Além do lançamento deste domingo, outros acontecerão nos próximos dias. No dia 27, quarta-feira, às 14 horas na Escola Estadual Dirce de Aguiar Maia, em evento fechado para os alunos, e no dia 29, às 16 horas, na Biblioteca Municipal do Parque das Palmeiras.