Representantes da Procinema e do Polo Cinematográfico de Maringá foram recebidos no final de semana pelo deputado federal Ricardo Barros (PP), em Maringá, para dialogar sobre a implementação do projeto do Polo, reiterando sua interlocução na atração de recursos para a efetivação do projeto.
Os diretores apresentaram ao líder do governo na Câmara o projeto do Pólo, tal qual já apresentam a outras autoridades, entre elas o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD). Segundo eles, a ideia é ter um pólo de cinema fora dos grandes centros, gerando produções de qualidade e empregos, inclusive com cursos e treinamentos de mão de obra especializada
Na oportunidade, dialogaram sobre estratégias para inserir Maringá na rota da obtenção de recursos da Secretaria Especial da Cultura, do Fundo Setorial e da Ancine para o segmento audiovisual maringaense.
A motivação do encontro foi a divulgação da recente reunião do Comitê Gestor do FSA realizada em agosto e a deliberação de investimento na ordem de R$ 473,2 milhões para o segmento.
Na avaliação dos presentes, Maringá dispõe de diversos atributos para se credenciar ao recebimento de parte desses recursos, em razão de situar-se dentro dos critérios estabelecidos pelo Comitê: ter empresas produtoras que situam-se fora do eixo Rio-São Paulo, contar com produtoras que realizaram no máximo duas produções de longas-metragens, diretores com um único projeto de longa e, ainda, contar com duas exibidoras entre as 10 maiores do país.
Participaram da reunião com Barros os representantes do Pólo Vanessa Lopez, José Padilha, Maurício Borges e Vagner Valério.