As práticas relacionadas ESG (do inglês Environmental, Social and Governance), cada vez mais cobradas das empresas em um mundo que cobra cada vez mais compromissos com as pautas ambientais, sociais e de governança, serão discutidas na quarta edição do Summit. Trata-se de um evento realizado pelo Instituto Acim em parceria com o Movimento Nacional ODS, Sebrae e CPCE para conectar lideranças à agenda 2030 da ONU. Para isso, serão realizadas palestras com especialistas reconhecidos nacionalmente, apresentação de cases e a premiação das empesas que cumprem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Com participação gratuita, o evento acontecerá nesta segunda e terça-feira, 24 e 25, tendo como tema ‘O impacto financeiro do social e ambiental nos negócios’. Será na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim).
No dia 24, após a abertura, haverá a premiação das 33 empresas certificadas com o Selo ODS. Depois haverá a palestra magna do sócio da Falconi Consultoria, Thiago Mascarenhas, sobre ‘do discurso ao compromisso: como as organizações devem ampliar o seu impacto nos ODS’.

No dia 25, a partir das 14h, haverá palestras do diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Vitor Saback; e da médica Edna Almodin, que falará sobre o projeto do Provisão Hospital de Olhos de Maringá. Na sequência o Chefe do Departamento de Gestão de Empresas de Capital Fechado do BNDES, Fabio Rego Ribeiro, discutirá ‘estratégias do BNDES para estímulo ao mercado voluntário de créditos de carbono’; e o presidente da Sicredi Dexis, Wellington Ferreira, falará sobre a sustentabilidade na cooperativa e o projeto da nova sede em Maringá, que adota tecnologias sustentáveis e busca a certificação Leed Platinum.
O evento tem o patrocínio da Certezza Consultoria Empresarial, Cooper Card, Consórcio Triângulo, Engeblock Planejamento e Construções, Labore Saúde Ocupacional, Provisão Hospital de Olhos, Sicoob Metropolitano e Hotel Metrópole.
Selo ODS
No primeiro dia do Summit serão certificadas as empresas que cumprem os ODS. Para conquistar o selo, é preciso participar de um processo que envolve treinamento, certificação e auditoria do Instituto Acim. São três selos: Ouro (para empresas que atendem todos os 17 ODS), Prata (para quem cumpre de 8 a 16 ODS) e Bronze (para as quem atendem de 3 a 7 ODS). Nesta edição serão 33 empresas certificadas, inclusive as que ganharam o selo no ano passado e participaram do processo de revalidação, após um ano.