Prefeito se irrita com ‘boicote’ de vacinas que o Estado faz contra Maringá

Maringá tem mais da metade da população da área da 15ª. Regional de Saúde, mas recebeu menos de um terço da última remessa de vacinas

boicote

Publicação do prefeito Ulisses Maia em uma de suas redes sociais

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

O fato de Maringá ter sido reconhecida como uma das cidades mais avançadas na vacinação contra a covid19, o que levou o prefeito Ulisses Maia (PSD) a ser entrevistado ou citado por importantes órgãos da imprensa nacional, causou ciúmes e disto veio um boicote por iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde.

Primeiro o avanço de Maringá causou discussão entre prefeitos da região, que acharam que Maringá estaria recebendo vacinas a mais, e depois o próprio Estado decidiu pelo boicote.

Esta é a compreensão do prefeito Maia e de muitas pessoas que estão percebendo que a cidade deixou de receber as doses a que tem direito a fim de retardar a vacinação, tirando de Maringá a celeridade que vinha conseguindo na campanha nacional contra a covid.

A irritação aumentou depois que soube-se que o próprio secretário de Saúde do Paraná, o médico Beto Preto, teria comentando que promoveria a redução de doses para que Maringá retardasse sua vacinação.

Neste sábado, quando nova remessa de vacina chegou à 15ª. Regional de Saúde e constatou-se que Maringá receberia menos de um terço do total, embora sua população equivale a mais da metade dos moradores da área da 15ª. RS, o prefeito Ulisses Maia publicou em suas redes sociais o seguinte desabafo:

“Desde que Maringá avançou na vacinação, por eficiência e não por receber doses a mais, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná vem boicotando a cidade. Ontem chegaram para Maringá 3.798 doses, o que equivale a 30% do que chegou para a regional, sendo que Maringá tem mais de 50% da população da regional. Provando o boicote. É lamentável. As novas doses (5.728) que ainda receberemos também corresponde a 38%. Mais uma retenção indevida de vacinas para Maringá. Estamos tomando todas as providências para que a Secretaria Estadual faça a distribuição proporcional do que recebe do Ministério da Saúde. A população pode ter certeza de que estou fazendo tudo e farei muito mais para não permitir essa discriminação com as pessoas de nossa cidade”.

A Secretaria da Saúde do Paraná deve se manifestar ainda neste domingo se há mesmo um boicote contra Maringá ou se é só uma sensação do prefeito e dos maringaenses.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile