O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, está em final de mandato. Após oito anos, Maia que está na vida pública desde os 15 anos de idade, deixará a prefeitura do município, mas está disposto a continuar servindo a população. O sentimento é de dever cumprido e gratidão.
Na entrevista especial concedida nos estúdios do O Maringá, ele faz um resumo de sua gestão (2017 a 2020 e 2021 a 2024). O prefeito fala sobre como foi iniciar em um cargo tão importante, os números que levaram Maringá a ser eleita por quatro vezes a melhor cidade para se viver do Brasil, educação, segurança, economia, lazer, destino após 31 de dezembro e mensagem especial aos maringaenses.
Comandando Maringá
Desde os 15 anos de idade, Ulisses maia está na vida pública, foi vereador por duas vezes, eleito o Presidente da Câmara de Maringá em 1996, por unanimidade e com apenas 27 anos. (o mais novo). Além disso, se especializou como advogado, obtendo mais noções do poder público. Foi secretário municipal e por quatro anos, chefe de gabinete. Atuou como diretor do Procon, entre outros.
Com tanta experiência, Maia conta que não teve dificuldade em se adaptar ao cargo máximo da cidade. “Nós elevamos ela [Maringá] a primeiro lugar do Brasil, mas ela sempre foi nivelada por cima, então é um desafio. Ser prefeito não é nada fácil, porque tudo que acontece, acaba caindo na responsabilidade do prefeito, mesmo não sendo. Não reclamo disso, acho que é correto. Quem sai candidato a prefeito não pode reclamar. Isso não é fácil, ainda mais em uma cidade com o padrão que nós temos. Falei para o prefeito eleito: ‘eu acho que você vai ter uma dificuldade, porque nós estamos te entregando uma prefeitura com nota máxima”.
Quatro vezes a melhor
A Cidade Canção foi eleita a melhor cidade do Brasil para se viver por quatro vezes. O ranking do Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM), promovido pelo Macroplan realiza o levantamento reunindo os 100 maiores municípios do País. Este ano, Maringá atingiu a melhor marca da história na pesquisa, com índice geral de 0,765, acima de 2017 (0,731), de 2018 (0,748) e de 2021 (0,756).
A pesquisa analisa a evolução das cidades com base em 15 indicadores em quatro áreas essenciais: educação, saúde, segurança e saneamento. Maringá tem a melhor saúde (0,962) e saneamento (0,978) do Brasil. Na educação, a cidade ocupa a segunda colocação nacional, com 0,703.
Em dados divulgados recentemente de 2024, Maringá foi 1º lugar em: cobertura da atenção básica, menor taxa de mortalidade infantil, taxa de matrículas em pré-escola entre crianças de 4 a 5 anos, atendimento de água, atendimento de esgoto, esgoto tratado e coleta de lixo.
Números que comprovam o crescente destaque da cidade, sendo exemplo em vários quesitos para as demais cidades brasileiras. Maringá teve ainda, a segunda menor taxa de mortalidade prematura por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DNCT), por 100 mil habitantes de 30 a 69 anos e o 2° lugar no Ideb Ensino Fundamental II (Rede Pública).
“Isso tudo não é uma escolha, não é uma pesquisa, é avaliação criteriosa dos indicadores. Nós ficarmos com a nota máxima no sentido de índices de eficiência na gestão, acho que isso é o maior legado. A partir daí é sinal que nós avançamos Maringá em todas as áreas”, explica Maia.
ASSISTA ABAIXO A ENTREVISTA COMPLETA