A Prefeitura de Maringá vem ampliando a cobertura vacinal e realizando capacitação de profissionais de saúde para o aumento de aplicações e conscientização da população que está com vacinas atrasadas. Entre os dias 27 e 29 de setembro cerca de 70 profissionais que atuam nas UBSs participaram de capacitação técnica. A mobilização ocorre em todo país para evitar que doenças erradicadas voltem.
Visando maior número de pessoas imunizadas, os horários de vacinação na Cidade Canção em três Unidades Básicas de Saúde (UBSs), (uebec, Pinheiros e Zona Sul), foram ampliados até às 20h30, além de atividades feitas com os personagens Zé Gotinha e Maria Gotinha. A ação ocorrerá em todo o estado entre os dias 14 e 28 de outubro em um movimento de vacinação para crianças e jovens de até 15 anos de idade.
“É uma estratégia que nos convida a olhar para as particularidades de cada comunidade, monitorar o avanço naquela região e identificar as áreas de não vacinados para um trabalho personalizado e até mesmo de busca ativa dessas pessoas”, afirma o secretário de Saúde, Clóvis Melo.
Durante a campanha os pais ou responsáveis devem se dirigir até às UBSs portando a carteirinha de vacinação do filho para a verificação e avaliação dos profissionais de saúde. Vacinas de rotina, de gripe e Covid-19 estão disponíveis.