A prefeitura de Maringá publicou na quarta-feira (2) o edital de licitação para reforma dos espellhos d’água da Catedral de Maringá, que desde 2018 foram esvaziadas devido a suspeita de infiltrações e aparecimento de rachaduras na estrutura da igreja.
A Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória é o símbolo de Maringá. Com 124 metros de altura (somente a cruz possui 10 metros), é considerada o 10º monumento em altura no mundo e o segundo na América do Sul. Construída no período de julho de 1959 a maio de 1972 com a influência das espaçonaves sputnik.
Segundo um relatório elaborado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, anexado aos documentos da licitação, os serviços deverão ter primorosa execução, por pessoal especializado que ofereça garantia nos
trabalhos a realizar. A área total do terreno é de 18.434 metros quadrados e o espaço que será revitalizado é de 6.472, 9 metros quadrados.
“Tivemos reunião com Dom Frei Severino Clasen, o Diácono Geandré e o pároco da Catedral, padre Dirceu Alves, para tratar sobre 50 anos da Catedral e a reforma do entorno da igreja. Vamos revitalizar o espaço das fontes e resolver os problemas de infiltração. Assinei a autorização para licitação e em breve se tornará realidade”, disse o prefeito Ulisses Maia na quarta-feira (2) em suas redes sociais.
O processo n. 2054/2021 prevê o valor máximo de R$ 2,9 milhões e 180 dias para a conclusão da obra, após a assinatura do contrato. Os envelopes com as propostas das empresas especializadas na área de engenharia/arquitetura serão abertos no dia 09 de julho.