Depois que a Câmara de Vereadores de Maringá retirou de pauta, nesta quinta-feira, 14, o projeto do Executivo que solicitava autorização para contrair um empréstimo de R$ 200 milhões junto à Caixa Econômica Federal para a realização de obras no exercício de 2024, a prefeitura informou que tem interesse que esse processo seja o mais transparente possível e que está aberta para dar todos os esclarecimentos que forem solicitados pela comunidade, por meio de suas instituições.
O projeto foi retirado da pauta da Câmara por recomendação do Ministério Público, que está abrindo um inquérito para investigar possíveis ilegalidades no empréstimo pretendido pela administração municipal. Ele não deverá retornar às discussões dos vereadores enquanto não for concluído o inquérito, que deve durar cerca de 60 dias.
A retirada do projeto da pauta da Câmara alcançou grande repercussão nesta quinta-feira e foi festejada por grupos contrários que o município faça dívidas para serem pagas por administrações futuras, principalmente para a execução de obras em ano de eleição municipal.
O secretário de Fazenda do município, Orlando Chiqueto, disse que todos os esclarecimentos serão prestados publicamente assim que o Executivo for notificado, o que pode acontecer a qualquer momento ainda nesta semana. Veja o vídeo