Os alunos da rede municipal de ensino de Maringá têm acesso a uma experiência educativa e tecnológica, seja na escola ou em casa. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), um avanço proporcionado pela gestão municipal para os estudantes e professores, proporcionou a criação de um espaço interativo e seguro na educação. Com a plataforma, as crianças desenvolvem atividades propostas pelos professores e têm acesso, de qualquer lugar, a diversos recursos, como livros, revistas, desenhos infantis e jogos.
A plataforma é utilizada pelos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e alia aprendizado e diversão. Além dos recursos que podem ser acessados em casa, há atividades propostas pelos professores como trabalhos, redações e jogos relacionados aos conteúdos. A ferramenta também é fundamental para a equipe da unidade escolar, que pode acompanhar o desempenho dos alunos, potencializar habilidades e trabalhar na superação de desafios pedagógicos.
A secretária de Educação, Nayara Caruzzo, explica que a ferramenta é um ambiente seguro e que deve ser utilizado não apenas na unidade escolar, mas também em casa. “O ambiente virtual é fundamental para revisões, retomada de conteúdos e introdução à tecnologia, tudo conectado à Base Nacional Comum Curricular. No entanto, também é um ambiente seguro fora da internet, em que as crianças podem acessar jogos, livros e atividades lúdicas sem nenhum risco de exposição a propagandas ou outros conteúdos nocivos.”
Cada aluno matriculado na rede municipal do 1º ao 5º ano tem um login e senha (clique aqui para acessar a plataforma). Os pais ou responsáveis também podem solicitar o acesso. Na plataforma, além das ferramentas disponíveis, os professores também podem solicitar atividades gerais para a turma ou de forma individual, de acordo com a necessidade de cada aluno.
Além da implantação do Ambiente Virtual de Aprendizado, a gestão municipal investe em diversas iniciativas para garantir uma educação com foco na tecnologia. Conectada à inovação, a Prefeitura de Maringá já adquiriu, desde 2017, mais de 5,1 mil notebooks e 3,8 mil tablets para professores, alunos, escolas e CMEIs. São 3,3 mil notebooks apenas para os professores, o que reforça o compromisso da gestão com a valorização dos servidores.
Veja também