IMPRESSO
Maringá
  • HomeM
  • Maringá
  • Economia
    • Mercado
    • Benefícios
    • Cartões
    • Investimentos
    • Contas Digitais
    • Cripto
  • Região
  • Esportes
  • Finanças
  • Colunas
  • Publicações Legais
Maringá
No Result
View All Result

Princesa Kako, do Japão, visita Maringá e planta ipê branco na Acema

Por Luiz de Carvalho
9 de junho de 2025
Princesa Kako, do Japão, visita Maringá

Ao plantar o ipê branco na Acema, Kako repetiu o gesto do avô e do tipo, que se tornaram imperadores do Japão Foto: Ivan Amorim

Repetindo o gesto de seu avô, o Imperador Akihito, em 1978, e do tio, Príncipe Naruhito, em 2008, a Princesa Kako, representando a família imperial do Japão, fez neste domingo, 8, o plantio de um ipê branco na sede da Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema), simbolizando a boa relação entre o Brasil e o Japão. A Acema é uma entidade que congrega imigrantes japoneses e seus descendentes.
..
 A representante da família imperial japonesa está no País em comemoração aos 130 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e o Japão, que tem sido chamado de o “Ano de Intercâmbio da Amizade Brasil-Japão”.
.
A princesa foi recepcionada por autoridades locais e representantes da comunidade dentro das comemorações alusivas aos 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão, tema que há pouco mais de um mês levou o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, ao Japão em missão diplomática.
.
A princesa foi recepcionada pelo presidente da Acema, Afonso Shiozaki, e sua esposa Eliza Shiozaki. O prefeito Silvio Barros (PP), o senador Sérgio Moro (União) e o deputado federal Luiz Nishimori (PSD) e vereadores também participaram da recepção.
.
Ela se encontrou com jovens nikkeis, acompanhou apresentações de danças e tambores japoneses e ainda regou uma árvore — uma cerejeira que foi plantada na associação para simbolizar a visita imperial.
.

“É com grande satisfação que celebramos o 130° aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre o Japão e o Brasil e o Ano do Intercâmbio da Amizade entre os dois países”, declarou a princesa.

“Já se passaram mais de 100 anos desde que os imigrantes japoneses começaram a se estabelecer no Paraná, e em memória a eles, voltei ao caminho que percorreram mais de um século atrás. Expresso meu profundo respeito aos imigrantes e seus descendentes, que apesar de todas as dificuldades enfrentadas, se esforçaram diariamente e têm contribuído com a sociedade brasileira”, complementou.

.
Princesa Kako, do Japão, visita Maringá na comemoração dos 130 de relações diplomáticas entre Brasil e Japão
A princesa japonesa desfilou sua simplatia entre os membros da comunidade nipônica que foram recepcioná-la Foto: Ivan Amorim

.

O presidente da Acema, Afonso Akioshi Shiozaki, falou sobre o simbolismo do plantio da árvore em homenagem à princesa e o que representa seu encontro com a comunidade nipônica. “É algo que fortalece cada vez mais o relacionamento entre Maringá e o Japão. Os japoneses têm a cultura de manter suas tradições, uma cultura milenar que valoriza muito suas raízes”, disse.

“Na cultura japonesa, quando uma autoridade vem para cá ou quando vamos para lá, existe o costume de se plantar uma árvore. Ela ficará como uma lembrança por muitas décadas”, contou. “Quando a tia da princesa Kako esteve em Maringá, ela plantou uma árvore na Avenida Brasil, que está sendo cuidada há mais de 30 anos”.

.

Ainda no Paraná, a representante da família imperial fará visitas ainda a Rolândia e Londrina, nesta segunda-feira, 9, quando se encontrará com o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), e irá a Foz do Iguaçu nos dias 14 e 15 de junho, onde visitará as Cataratas do Iguaçu.

Princesa Kako, do Japão, visita Maringá
A princesa esteve no Jardim Japonês, implantado quando da visita de seu avô, o então príncipe Akihito, que se tornou Imperador do Japão Foto: Ivan Amorim
Tags: Princesa do Japãoprincesa Kakorecepção na Acema

IMPRESSO

Outros Posts

Sala Multissensorial do Espectro em Movimento é premiada no Smart City Business Brazil Congress 2026
Maringá

Sala Multissensorial criada em Maringá é premiada no Smart City Business Brazil Congress 2026

18 de junho de 2026
Crédito: Ilustrativa/Magnific
Cultura

Viniltagem sorteia kit e tem discos a partir de R$ 10 em Maringá neste fim de semana

17 de junho de 2026
Apresentações ocorerram no auditório da Fundação Luzamor (Crédito: Cristiano Martinez)
Cultura

Canta Coral tem noite de repertório diversificado e altas emoções em Maringá

17 de junho de 2026
Laboratório da UEM desenvolve pesquisas em meio à população de formigas
Maringá

Laboratório desenvolve pesquisas em meio à população de formigas

16 de junho de 2026
Juliana Monroy Ortiz, durante bate-papo na Zine Ingá (Crédito: Cristiano Martinez)
Cultura

‘Todo mundo pode fazer seu projeto em casa’, diz zineira e pesquisadora

16 de junho de 2026
Eleição para a Reitoria da UEM vai mobilizar quase 25 mil eleitores
Maringá

Eleição para a Reitoria da UEM, dia 17 de agosto, mobiliza quase 25 mil eleitores

16 de junho de 2026
  • Impresso
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Publicações Legais
  • Quem Somos

Editora Dia a Dia – O Maringá

CNPJ: 31.722.654/0001-52
ENDEREÇO: Estácio de Sá, 1251,
Zona 2 CEP: 87005-120
(44) 3305-5461

© 2026 O Maringá - O Jornal a serviço de Maringá e região.

No Result
View All Result
  • Home
  • Maringá
  • Economia
  • Colunas
  • Jornal Impresso
  • Mercado
  • Cartões
  • Cripto
  • Investimentos
  • Contas Digitais
  • Finanças
  • Benefícios
  • Outros
    • Publicações Legais
    • Fale Conosco
    • Quem Somos

© 2026 O Maringá - Todos Os Direitos Reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.