O Procon de Maringá já atendeu dezenas de casos no projeto ‘Procon em Domicílio’ desde março do ano passado. As equipes do órgão de defesa do consumidor vão até a casa do consumidor que é acamado, deficiente, cadeirante ou tem restrição de locomoção.
O Procon em Domicílio é um projeto implantado a partir de uma ideia proposta em 2020 pelo até então gerente de planejamento, Joniel Piassa (Magrão). O projeto foi para frente e os atendimentos do órgão de defesa do consumidor, leva os serviços e projetos até a comunidade.
O atual coordenador do Procon, Edjalma Alves, destaca a importância do projeto, criado exatamente para descentralizar os serviços da sede do Procon de Maringá e mais do que isso, dar à população maior conforto para ser atendido, sem precisar sair de casa, enfrentar sol, chuva, trânsito e filas.
Caso marcante
Alves exemplifica um dos casos. “Nós atendemos um caso muito especial de uma família que era a mãe e a filha especial que tinha unicamente como renda, um benefício especial que era um BPC [Benefício de Prestação Continuada] recebido em razão da deficiência da filha e uma empresa de telefonia estava tomando esse benefício que ela recebia que era de um salário mínimo em razão de uma dívida que nem mesmo era dela. Então o Procon foi acionado, nós fomos até a casa dessa senhora, atendemos ela no mesmo momento e de lá mesmo saímos com a solução do problema”, explica.
Saiba mais
O solicitante passa as informações sobre seu caso, há uma triagem feita pela equipe de atendimento e a visita é agendada. Podem participar pessoas que têm restrições de locomoção, cadeirantes, deficientes, gestantes ou estão em tratamento de saúde.
O agendamento é feito pelo telefone 151.