A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Maringá foi criada hoje de manhã. A vereadora e professora Ana Lúcia Rodrigues (PDT) foi empossada como primeira titular. A sessão ordinária contou com a presença do prefeito Ulisses Maia, vice-prefeito Edson Scabora e de todos os secretários municipais.
A concepção dessa procuradoria é consequência da primeira iniciativa de Ana Lúcia como vereadora, apresentada ao presidente do Legislativo, Mário Hossokawa (PP), no dia 7 de janeiro, na época em que a Câmara ainda não tinha começado os trabalhos.
Em reunião, o projeto teve autorização de todos os vereadores, além do apoio da Procuradoria da Câmara Federal, da Assembleia Legislativa e das que já existem em várias câmaras de vereadores do Estado.
De acordo Ana Lúcia, a sensação de ser a primeira Procuradora Mulher empossada no legislativo de Maringá é de estar contribuindo para assegurar os direitos e a proteção das mulheres, principalmente no enfrentamento à violência que requer muito comprometimento de todas as instituições e ainda será pouco, diante da gravidade da situação, conforme apontam os indicadores estatísticos. “Além disso, tenho muito claro que a Procuradoria da Mulher, da nossa Câmara Municipal, é mais um dos elos desta importante rede de organizações, entidades e movimentos já constituídos historicamente em Maringá, que atuam em favor das mulheres”, afirma.
Ela espera que no decorrer do mandato ela possa representar o papel do Legislativo em virtuosas parcerias com a Secretaria da Mulher e com todos os órgãos e instituições envolvidos no fluxo de atendimento. “O objetivo da Procuradoria será fazer o acolhimento e dar encaminhamentos a todas as mulheres que nos procurarem. Afinal, é a Câmara de de Maringá, por meio da Procuradoria, fazendo sua parte para atenuar o sofrimento de tantas mulheres da nossa cidade.”