Nesta segunda-feira, 28, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) homenageia com a honraria Doutor Honoris Causa o professor Basílio Baccarin, que teve envolvimento direto na criação da universidade e de alguns dos primeiros cursos. O título, que até agora a UEM concedeu a menos de meia dúzia de pessoas, é destinado a personalidades consideradas eminentes, que se destacaram por sua virtude, mérito ou serviços.
A história de Baccarin está intimamente ligada à história da educação em Maringá. Em quase 60 anos, ele foi professor e diretor do primeiro colégio da cidade, o Gastão Vidigal, e se juntou a outros professores pioneiros para, em 1967, lançar as bases da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Maringá, criada para formar professores para os ginásios e colégios de Maringá e região, e que acabou exercendo papel fundamental na criação da Universidade Estadual de Maringá. Participaram ainda da formação da UEM as faculdades de Direito, criada em 1965, e de Ciências Econômicas e Contábeis, criada em 1959.
Com formação em História Natural e em Farmácia e Bioquímica, o professor Baccarin foi uma das pessoas mais influentes dos primeiros anos da UEM e sugeriu a criação de alguns dos primeiros cursos, como o de Farmácia e Bioquímica, Educação Física, Zootecnia e Agronomia.
Hoje, aos 80 anos e aposentado, Baccarin é constantemente visto passeando pelo campus da UEM. Afinal, ele mora a apenas 150 metros do portão da universidade que ele viu nascer e ajudou a crescer, e a menos de 300 metros do Colégio Gastão Vidigal, que também guarda muito de sua história na Educação.