O projeto Aprender para Ensinar, organizado pelo Instituto AOCP, de Maringá, beneficiou cerca de 5 mil usuários dos serviços de assistência social neste ano no Paraná, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos. Com a finalidade de aprimorar e oferecer suporte aos serviços de assistência, o projeto trabalha com a capacitação da equipe técnica das organizações assistenciais, para que elas apliquem o conhecimento no atendimento ao público, melhorando a dinâmica de atuação e contribuindo para a transformação social. O trabalho é oferecido de forma gratuita, com total investimento do Instituto AOCP.
Somente neste ano foram realizadas oito capacitações, sendo cinco delas para entidades e organizações governamentais e não-governamentais de Maringá e outras três em Pinhais, na região Metropolitana de Curitiba. Entre elas, ocorreu no final de outubro, o 1º Seminário Regional dos Municípios Consorciados sobre o programa Família Acolhedora, para a Comesp (Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná), que foi destinado a 132 profissionais de 31 municípios da região metropolitana de Curitiba, entre secretários municipais, gestores e assistentes sociais que atuam na gestão pública destas cidades.
A última capacitação do ano ocorreu nesta sexta-feira, 25, para gestores e técnicos da Política da Assistência Social da Prefeitura de Pinhais, encerrando assim seu ciclo de atividades em 2022.
Ao todo foram capacitados 324 profissionais de 32 municípios paranaenses, a maioria deles de Maringá, onde está a sede do Instituto AOCP; com um total de 64 horas de capacitações.
“Atingimos a nossa principal finalidade que é assessorar de forma técnica e política a rede socioassistencial pública e as organizações da sociedade civil,pois acreditamos que ao realizarmos o investimento social por meio da capacitação, asseguramos a qualidade das equipes e dos serviços prestados aos usuários dos serviços”, comenta Gabriela Melhado, responsável pelo Departamento Social do Instituto AOCP.
“Demos início ao Aprender para Ensinar em setembro do ano passado com a atuação focada nas necessidades de Maringá, mas, neste ano, ultrapassamos as fronteiras e levamos o projeto para capacitar profissionais de outros municípios do nosso estado. Certamente um avanço”, acrescenta.
A direção do Instituto e a responsável pelo Departamento Social está contente com os promissores resultados do projeto, que tem pouco mais de um ano, e agradece as parcerias, assim como os colaboradores do Instituto, que, através da atividade meio, que são as organizações dos concursos públicos, conseguem realizar a atividade fim, que é contribuir para o desenvolvimento da sociedade.
O Aprender para Ensinar terá continuidade no próximo ano, inclusive com mais recursos reservados para as capacitações. A agenda do projeto ainda está em fase de planejamento e, em breve, será divulgada.
Sobre o Instituto AOCP
É uma associação civil sem fins lucrativos e econômicos, sediada em Maringá, no noroeste do Paraná. Há mais de uma década, a instituição organiza processos seletivos e concursos públicos em todo o país e colabora com entidades e projetos sociais através do assessoramento técnico, administrativo e financeiro.