Os setores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) que atuam em pesquisas na área de meio ambiente cobram compromisso dos candidatos à prefeitura de Maringá com pautas relacionadas às mudanças climáticas, preservação dos recursos naturais, principalmente os córregos e fundos de vale, e preservação permanente. Um documento com essas pautas foi entregue pela bióloga Susicley Jati, professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais, da UEM, aos candidatos a prefeito e vice pela coligação Pra Cuidar Bem de Maringá, Humberto Henrique e Palomara Silva.
A doutora Jati falou em nome de um grupo que integra alunos, pesquisadores e técnicos do Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupelia), Projeto SOS Riachos, Departamento de Biologia e cursos de Pós-graduação (PEA e PGB) da UEM.
O grupo de Rosiclay Jati elaborou uma pauta de reivindicações sobre o cuidado com o meio ambiente e entre as cobras destacam-se a criação e a implantação do Plano Municipal para Mitigação e Adaptação às mudanças climáticas e a garantia das áreas de preservação permanente.
Humberto Henrique e Palomara disseram à cientista da UEM que preservação ambiental tem destaque especial na plataforma de trabalho da coligação e que as reivindicações dos pesquisadores da UEM chegam para enriquecer ainda mais o plano de governo. Segundo Humberto, o programa Cidade Verde e Linda tem garantia de apoio financeiro da Itaipu Binacional para a preservação e revitalização das áreas verdes, parques e riachos.
Veja também