Projeto Família Sopão de Maringá

Projeto Família Sopão de Maringá

Foto: divulgação/ Projeto Família Sopão

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

O Projeto Família Sopão nasceu no dia 29 de maio de 2015 por meio da iniciativa de um pequeno grupo de amigos, que ficaram incomodados ao verem pessoas em situação de vulnerabilidade, vivendo às margens da sociedade, e mobilizaram-se para transformar a vida destas pessoas.

A primeira ação do grupo foi o preparo de uma sopa de mandioca, que foi produzida com muito carinho e dedicação de cada participante. Alguns contribuíram levando alimentos de casa e outros fizeram doações para a compra dos ingredientes. Cerca de 30 marmitas foram entregues na primeira noite para os moradores em situação de rua em Maringá e Sarandi. “Era o que tínhamos de condições na época. Mas tinha muito amor e carinho no preparo, e principalmente palavras de esperança em cada entrega”, disse a voluntária Thais Carolina Silva, que participa do projeto desde 2015.

Atualmente são fornecidas 280 marmitas todas as sextas-feiras para os moradores em situação de rua. São refeições completas, compostas por: arroz, feijão, macarrão, legume cozido, carne ou outra mistura. E também há o atendimento de 47 famílias carentes que estão cadastradas, e recebem o acompanhamento mensal da equipe. Elas ganham cestas básicas, roupas, cobertores, fraldas, itens de higiene e limpeza.

 

Voluntariado

O Projeto Família Sopão conta com mais de 140 voluntários ativos, porém devido às restrições da pandemia o efetivo foi reduzido para 60 ou 70 pessoas, que se dedicam muito no preparo das marmitas, desde a escolha dos ingredientes até a entrega das mesmas. Os visitantes que participam das ações do Projeto às sextas-feiras são orientados por algum voluntário mais experiente e também recebem informações diretas dos responsáveis.

Se quiser ser voluntário é muito simples: “É só chegar. Temos uma equipe de acolhida que recepciona o visitante, apresenta a sede, responde suas dúvidas e direciona para o trabalho. Feito isso está iniciado o processo de voluntariado, desde que esse seja o desejo do visitante”, informa Thais.

 

Saiba como doar

O Projeto Família Sopão é uma instituição não-governamental que recebe todos os tipos de doações: roupas; sapatos; brinquedos (em bom estado, que serão entregues em ações nas comunidades de Marialva, Maringá e Sarandi); alimentos; cadeira de rodas e banho; fraldas infantil e geriátrica; leite; e também doação financeira. “Toda ajuda é muito bem-vinda”, afirma Thais.

Para conhecer as ações e campanhas desenvolvidas pela instituição é só acompanhar o Instagram @projetofamiliasopao. Em caso de dúvida, ligue para o telefone (44) 99172-0808.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile