A Prefeitura de Maringá lançou nesta sexta (24), o Projeto Micromundo, da Secretaria de Educação, que incentiva o desenvolvimento intelectual e científico dos alunos. A princípio somente as escolas Milton Santos e Vitor Belotti serão beneficiadas com o projeto, e cerca de 80 alunos do 4º ano terão a oportunidade de utilizar microscópios durante as aulas práticas, provocando a curiosidade e reflexão sobre a ciência e o meio ambiente.
O ‘Micromundo’ teve início em agosto com a entrega de 100 microscópios Foldscopes, que foram desenvolvidos no laboratório PrakashLab, na Universidade de Stanford (Estados Unidos), e doados à Secretaria de Educação pela empresa Wecap Tech. A ferramenta tem a capacidade de ampliar a imagem em 140 vezes. Desta forma o aluno terá referências práticas bem realistas e descobrirá um universo até então não disponível em material didático escolar.
A secretária de Educação, Tania Periotto, disse que o projeto é pioneiro nas escolas públicas. “Quem sabe possamos despertar nos alunos a vontade de serem futuros cientistas. As atividades vão ao encontro do conceito de Cidade Inteligente adotado pelo prefeito de Maringá, Ulisses Maia”, afirma.