O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece desde 1998, vai ter mais uma edição a partir deste domingo dia 5 e no próximo dia 12 em todo o Brasil. Para saber o local da prova basta o candidato acessar a ‘Página do Participante’ e visualizar no cartão de confirmação. Lá aparecerão o local, idioma, datas e solicitações de atendimento especializado). O endereço é https://enem.inep.gov.br/participante
Apesar de não ser obrigatório, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda aos candidatos imprimirem o cartão de confirmação e levar nos dias das provas para evitar qualquer problema.
No domingo, 5, teremos a aplicação de 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol), 45 questões de ciências humanas e redação. Já no dia 12/11 serão 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza.
No primeiro domingo, o horário de abertura dos portões (horário de Brasília) será às 12 horas com fechamento às 13 horas. As provas iniciaram às 13h30 e vão se encerrar às 19 horas. No dia 12 de novembro a única alteração é no horário de término da prova, fechando 30 minutos mais cedo, às 18h30. Em ambos os dias o estudante só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos.
As notas das provas podem ser usadas para concorrer a vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Redação
A orientação é para que os candidatos façam um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política, defendendo um ponto de vista apoiado em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão. A redação também deve ser elaborada de forma que dê uma solução para o problema apresentado respeitando os direitos humanos.
Para o professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM) Tiago Lucena, temas como saúde mental e redes sociais que caíram no vestibular da UEM recentemente, podem ser pedidos no Enem. Ele destaca também outros assuntos que estão em evidência no momento. “Geopolítica – guerras e mecanismos globais (ONU), marco e demarcação de terras indígenas, democracia e processo eleitoral”.
Para o momento da prova, o importante e crucial para desenvolver as ideias na redação é ler com calma o texto de apoio, identificando a temática e definindo o posicionamento diante das informações e traçando o ponto de vista para a realização de um bom texto.
Para a professora Renata Mantelo Lachi, outro ponto chave é o aluno fazer o rascunho. “O candidato não deve pular esta etapa do processo, ela é muito importante. É ali que as ideias vão fluindo e é neste momento que eu tenho a possibilidade de colocar no papel e de revisar o que eu escrevi para então transcrever a versão definitiva”. Vale frisar ainda que essa prática de revisão proporciona a identificação de possíveis problemas, frases e palavras que não vão acrescentar e atrelar ao tema ou também a verificação da falta de conteúdo para embasar o texto. O candidato deve identificar e tentar mostrar a importância do tema.
Chuvas no Paraná
O Inep emitiu nota prevendo a reaplicação das provas da primeira fase do Enem deste domingo (5) para estudantes dos municípios mais afetados pelas chuvas no paraná.
Na terça-feira (31), o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, havia encaminhado um ofício ao Instituto solicitando o reagendamento da prova em razão da situação de emergência decretada em algumas regiões devido às fortes chuvas. “Foi uma decisão sábia, que demonstra toda a sensibilidade do Inep ao nosso apelo. A atitude vem ao encontro do compromisso do nosso governo e da secretaria com o bem-estar dos estudantes afetados por essa situação”, disse o secretário.
A nota afirma que é possível reaplicar as provas em situações específicas como a de “participantes com algum problema logístico causado por desastres naturais na aplicação regular”. Além disso, informa que “a solicitação pode ser feita pelos inscritos do Estado do Paraná que não puderem comparecer ao local designado ou que se sintam prejudicados”, diz o texto.
O Inep vai disponibilizar, entre 13 e 17 de novembro, na página do participante, uma aba específica para que estudantes façam a solicitação e submetam pedidos para análise.