Canto, dança, tambores e sukiyaki. Um pouquinho de tudo isso foi apresentado na noite desta quarta-feira, 17 de julho, durante o lançamento do 33º Festival Nipo-Brasileiro de Maringá. Os convidados tiveram amostra de como será a programação do evento em um jantar na Acema, que é a entidade representativa da comunidade nipo-brasileira.
Aliás, o festival está programado para ocorrer de 3 a 11 de agosto nesse espaço, com arte, cultura e gastronomia japonesa. É o segundo maior evento de Maringá, o maior de cultura japonesa do Paraná e um dos principais do país, conforme seu organizador, Sérgio Takao Sato. “Na programação, a gente tem shows musicais, apresentações de taiko, que são os tambores japoneses”, que mostraram sua força antes do jantar desta quarta.
E mais as danças típicas. Além de outras etnias (alemã, espanhola e portuguesa) que ganham espaço no Nipo-Brasileiro.
Já na área cultural, exposições de bonsai, origami… ou seja, muito da cultura tradicional japonesa no evento. “Mas lógico que o que mais atrai o maringaense ao festival é a comida, gastronomia japonesa”, citando que em toda grande cidade brasileira tem mais restaurantes japoneses do que churrascarias.
A empresa de Takao, a Tasa Eventos, está há mais de 20 anos organizando o Festival Nipo-Brasileiro. A média de público tem sido de 70, 80 mil visitantes. Mas tem o desafio de se superar. “Todo ano trazer alguma coisa diferente. Mas a Acema é um dos clubes japoneses mais tradicionais do Brasil e a gente exporta nossos cantores, nossos grupos, para se apresentaram em outras cidades”.
Aperitivo do festival
Segundo Takao, o jantar que foi realizado nesta quarta-feira foi um aperitivo do que será o festival. O objetivo do lançamento era apresentar a programação para patrocinadores, expositores e imprensa em geral.
Por isso, a noite teve apresentações do grupo Wakadaiko de percussão japonesa, com os tambores japoneses; e do Saikyou Yosakoi Soran, grupo bicampeão do festival de dança de Joinville (SC).
E mais o cardápio com o tradicional sukiyaki.
Serviço
O 33º Festival Nipo-Brasileiro de Maringá será realizado de 3 a 11 de agosto, na Acema. As atividades acontecem em 4 pavilhões distintos: comercial, artístico, cultural e gastronômico.
Nos dias 5 e 6 de agosto, segunda e terça-feira, a entrada é gratuita.
Para mais informações, acesse o site oficial do evento: https://festivalnipobrasileiro.com.br/
***Confira registros do lançamento do festival (fotos: Cristiano Martinez):