Rafael Bereta está entre os selecionados para a próxima etapa da 8ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo

Rafael Bereta está entre os selecionados para a próxima etapa da 8ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo

O jovem jornalista Rafael Bereta está escrevendo a sua história na área da comunicação em Maringá - Foto: Filipe Sanches

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

O Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) foi criado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o objetivo de premiar as melhores reportagens veiculadas na imprensa brasileira ou novas plataformas digitais relacionadas ao empreendedorismo e pequenos negócios, nas categorias: áudio (conteúdos com duração de até 1 hora que foram publicados em emissoras de rádio ou podcasts publicados em plataformas de streaming); foto ou sequência de fotos publicadas em jornais impressos ou sites de empresas jornalísticas, com periodicidade igual ou inferior a trimestral); texto (reportagens publicadas em veículos impressos, portais, sites de notícias e blogs, com a mesma periodicidade citada anteriormente) e vídeo (conteúdos veiculados em canais de televisão ou vídeos que foram publicados plataformas digitais, com duração máxima de 1 hora.

De acordo com a organização do prêmio, a pandemia do coronavírus mudou a realidade de muitas pessoas: “A cobertura jornalística de veículos de todo o Brasil é prova do esforço da imprensa em mostrar os fatos, mesmo sendo eles um tanto duros”, disse. E nesta 8ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo o tema apresentado é:  A importância da micro e pequena empresa para o enfrentamento da pandemia’, que premiará as melhores matérias que abordam o tema, considerando também outros aspectos, como o empreendedorismo, inovação, transformação, acesso ao crédito, inclusão produtiva e sustentabilidade, entre outros.

O jornalista Rafael Bereta ficou sabendo do concurso por meio de um release (material oficial com informações do evento) que recebeu em seu e-mail. Ele fez a inscrição do Prêmio Sebrae no começo de agosto, enviando a reportagem ‘Pequenos negócios em Maringá foram os que mais geraram empregos em 2020’, que foi produzida para o Jornal O Maringá no mês de fevereiro deste ano. A inscrição foi aceita com sucesso e a matéria aprovada pelo júri técnico, que permitiu a participação de Bereta nas próximas etapas da premiação. “Fiquei contente porque tem inscrições que são aceitas, mas as matérias não são aprovadas. Agora torcer para passar nas próximas, mas só de participar é algo que me deixou muito feliz”, revelou. Ele disse também que é uma pessoa ousada, que nunca diz não para uma missão, sempre indo até o fim.

 

História de vida

Rafel Bereta nasceu em Icaraíma/PR (região metropolitana de Umuarama) no dia 06 de novembro de 1996. Filho de Márcia de Lima Bereta da Costa, modelista, e de Geraldo Luís da Costa, autônomo na parte de construção civil, Bereta sempre gostou da área de comunicação. Segundo a irmã Evelyn Cristina Bereta da Costa, que é auxiliar administrativo, o irmão sempre foi muito estudioso: “Ele sempre está em busca de aprender coisas novas, assim como outros idiomas como inglês e espanhol”, disse.

“Meus pais nunca se interviram na decisão do curso de Jornalismo, mas sempre apoiaram os estudos do Rafael”, afirmou Evelyn. Ela fala também que Bereta é muito extrovertido, comunicativo e que faz amizade muito fácil.

A família Bereta veio para Maringá em 2005, passando a morar no Conjunto Habitacional Requião. Bereta passou por quatro instituições de ensino, dentre elas: Escola Municipal Ângela Vergínia Borin e Colégio Estadual Tânia Varella Ferreira e a partir daí ele foi ganhando gosto pela leitura: “Desde pequeno eu fui incentivado à leitura. Sempre gostei de escrever histórias, inventar brincadeiras com os amigos e sempre fui muito criativo. Minha matéria preferida sempre foi o português. Nunca entendi o porquê, mas sempre me atraiu. Talvez hoje, com a profissão que exerço percebo que sempre foi destino”, falou.

Rafael Bereta disse que antigamente falava para todos que faria o curso de Letras, mas quando estava no ensino médio visitou a faculdade e conheceu o curso de Jornalismo, se apaixonando pela profissão. “Acredito que não me vejo em outras áreas fora da comunicação. No período da faculdade, sempre fui rodeado de amigos, a gente sempre se ajudava porque não é uma tarefa fácil trabalhar e estudar, mas venci”, completou. Ele concluiu a graduação em Jornalismo no ano de 2018 na Unicesumar.

Atualmente Bereta é estagiário na Secretaria de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação (Siacom) da Prefeitura de Maringá; jornalista no Jornal O Maringá e também idealizador do Portal Novos Olhares, juntamente com sua amiga Adryellen Andrade, um projeto que existe há um ano, que divulga notícias de Maringá e região.

 

Depoimentos

“Nosso colega de trabalho Rafael Bereta é um ótimo profissional, que está conosco desde o início do Jornal, o que muito nos orgulha. Está sempre disposto a colaborar com os colegas de trabalho, tem uma enorme vontade de crescer profissionalmente, se destacando pelo seu esforço e dedicação diária. Estamos todos torcendo para que o prêmio seja conquistado por ele. Boa sorte Rafael”, destacou a diretora executiva do Jornal O Maringá, Angela Nakano.

Para o editor-chefe do Jornal O Maringá, Josué Tadashi Endo Júnior, o jornalista Rafael Bereta é um profissional extremamente educado e de alto nível. “As matérias que ele produz seguem rigorosamente uma linha de Jornalismo que raramente vejo. E ele sempre se coloca à disposição da equipe, fazendo com todos possam trabalhar mais seguros e unidos”, disse.

De acordo com o diretor-geral de Comunicação da Prefeitura, Dirceu Herrero Gomes, Bereta é uma pessoa comprometida com o trabalho, doce e respeitosa no relacionamento interpessoal. “Com seu jeito simples, focado e dedicado, ele conquistou o carinho de toda a equipe de Comunicação da Prefeitura. Busca superar seus limites e está sempre disposto a crescer profissionalmente. É um prazer conviver e trabalhar com ele”, afirmou Herrero.

 

Próximas etapas do Prêmio Sebrae de Jornalismo

O prêmio é dividido em três etapas. A primeira a nível estadual, que classificará os concorrentes para a etapa regional, que definirá os finalistas da fase nacional. O PJS irá premiar os vencedores nas quatro categorias e além do ‘Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo’ a organização também irá prestigiar a nova geração do Jornalismo com o prêmio especial ‘Jornalista Revelação’.

– Etapa estadual do júri: setembro de 2021

– Etapa regional do júri: outubro de 2021

– Etapa nacional do júri com os vencedores das quatro categorias: novembro e dezembro de 2021.

– Etapa final com evento de premiação nacional: janeiro de 2022

Todas as informações a respeito deste concurso de Jornalismo estão disponíveis no site https://premiosebraejornalismo.com.br/#categorias e na Agência Sebrae de Notícias por meio do site  https://www.agenciasebrae.com.br/sites/asn .

Fica aqui o desejo de boa sorte de toda equipe do Jornal O Maringá ao nosso jornalista Rafael Bereta. Estamos todos torcendo pelo seu sucesso nesse processo seletivo de grande prestígio nacional.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile