Ações da gestão Ulisses Maia colocam a cidade em destaque nacional. Como aconteceu no ′Ranking Connected Smart Cities 2022′, em que Maringá foi eleita 7ª cidade mais inteligente do Brasil entre os municípios de 100 mil a 500 mil habitantes. No ano passado, o município ocupou a 9ª posição. Já no ranking geral, entre todas as cidades brasileiras, Maringá subiu da 25ª posição, em 2021, para a 20ª neste ano.
O ′Ranking Connected Smart Cities′ analisa 75 indicadores em cidades acima de 50 mil habitantes. São considerados aspectos como tecnologia, mobilidade, empreendedorismo, urbanismo, meio ambiente, saúde, educação, segurança, economia, governança, entre outros. “O resultado é reflexo dos investimentos da nossa gestão em tecnologia, inovação e qualidade de vida. Já melhoramos em relação ao ranking do ano passado e vamos seguir avançando, investindo hoje e projetando a Maringá do futuro”, destaca o prefeito Ulisses Maia.
Neste ano, no ranking das cidades entre 100 mil e 500 mil habitantes, Maringá foi destaque em saúde (14º lugar); tecnologia de inovação (16º lugar); urbanismo (26º lugar); e mobilidade (27º lugar).
Entre as iniciativas inovadoras que estão em andamento em Maringá estão: projetos para instalação de uma usina fotovoltaica no Aeroporto Regional, revitalização da iluminação da cidade com lâmpadas de LED, wi-fi gratuito em espaços públicos, informatização dos serviços nas secretarias municipais, formação de mão de obra especializada do setor de TI, entre outros.
A expectativa da gestão municipal é melhorar ainda mais os indicadores com a criação da Agência Maringá de Tecnologia e Inovação (Amtech) neste ano. “Um dos nossos focos quando começamos a Agência era transformar Maringá em uma cidade inteligente. Há vários projetos em andamento, inclusive integrando cidades da região para que, não somente Maringá, mas as cidades próximas também se desenvolvam nesse conceito”, explica o secretário da Amtech, Edney Mossambani.
Mais notícias em: Notícias Maringá
(PMM)