Em cerimônia às 13h30 no Auditório Hélio Moreira, na prefeitura de Maringá, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) e o prefeito Silvio Barros (PP) celebram convênio entre o governo do Paraná e o município para a duplicação da Avenida Prefeito Sincler Sambatti, o Contorno Sul, via usada por carros e principalmente caminhões como desvio da PR-317.
A cerimônia deve contar com representantes da Secretaria de Infraestrutura e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), além de prefeitos da região.
A obra, que será bancada pelo governo estadual, será executada em concreto e é estimada em R$ 400 milhões.
O trecho de 11 quilômetros será modernizado em concreto, que é um pavimento mais adequado para vias com trânsito pesado. O projeto também contempla 18 viadutos e pistas marginais.
A elaboração do projeto foi paga pelo empresariado de Maringá, a exemplo do projeto de duplicação da PR-317 no trecho entre Maringá e Iguaraçu.
Embora seja uma avenida de Maringá, o Contorno Sul registra fluxo intenso de carros e caminhões, o que faz da via um trecho perigoso para os motoristas e ineficiente para caminhoneiros, devido aos buracos e ao desgaste do pavimento.
Além disso, a via não conta com obras de drenagem, acostamento e calçada. É uma das vias mais mortais do noroeste do Paraná. De janeiro até esta quarta-feira, 8 pessoas perderam a vida em acidentes no Contorno Sul.
Veja também