Até Ratinho Júnior prestigiou a primeira noite do Festival Nipo-brasileiro de Maringá

O segundo maior evento do noroeste do Paraná prossegue até o dia 15 com atrações variadas

festival nipo-brasileiro de maringá

O prefeito Ulisses Maia e o presidente da Acema, Afonso Shiozaki, na cerimônia do Moti Tsuki, gesto de forte simbolismo para o povo japonês Foto: Divulgação

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) prestigiou o 31º Festival Nipo-brasileiro de Maringá, aberto neste sábado na Associação Cultural de Maringá (Acema) depois de dois anos sem realização por causa da pandemia do novo coronavírus. Além do governador, o prefeito Ulisses Maia (PSD), o vice-prefeito Edson Scabora (MDB), o deputado federal Luiz Nishimori (PSD), o deputado estadual Homero Machese (Pros) e outras autoridades estiveram na primeira noite da festa da colônia japonesa.

Ratinho Júnior e o deputado Luiz Nishimori com o presidente da Acema, Afonso Shiozaki, e o organizador do festival, Takao Sato Foto: Divulgação

O festival, considerado um dos maiores eventos do Paraná, é realizado pela colônia japonesa e atrai pessoas de várias cidades durante os 10 dias. Até o dia 15, muitas atrações musicais, de dança e outras atividades artísticas serão mostradas por voluntários que fazem questão de manter vivas características da cultura japonesa. A gastronomia é um dos pontos fortes do evento.

Os japoneses formam a maior colônia etnica em Maringá e fazem parte da história da colonização, tendo começado a chegar ao local em que nasceu a cidade desde a década de 1930, muitos deles sem sequer saber falar português.

Os grupos Saikyou Yosakoi Soran (dança) e Wakadaiko (tambores japoneses) realizaram apresentações que encantaram o público presente. Além disso, houve também um show com cantores nikkeis e no final da noite todos puderam participar do divertido Matsuri Dance que atrai, principalmente os jovens que lotam o salão e acompanham as coreografias com alegria e descontração.

O 31º Festival Nipo-brasileiro vai até o dia 15 de agosto. A entrada inteira é R$ 10 e a meia R$ 5. Neste domingo, 7, e no almoço da segunda-feira a entrada é franca.

Sair da versão mobile