A Prefeitura de Maringá informa que o prazo para reformas, revestimentos e pinturas nas sepulturas do Cemitério Municipal termina nesta quinta-feira, 27. As limpezas, polimentos e colocação de placas, fotos, inscrições e vasos podem ser feitas até a próxima segunda, 31. Desde o início de setembro, foram emitidas 134 ordens de serviço para reformas, revestimentos e duplicações de túmulos.
O município intensificou os serviços de limpeza, manutenção e roçadas, que já são realizados diariamente dentro do Cemitério Municipal. Nesta semana, equipes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) também realizaram serviço de tapa-buraco com rolo compressor na parte interna e vias do entorno como as ruas Vereador Primo Monteschio, Mem de Sá, Dr. Saulo Porto Virmond e na Avenida Juscelino Kubitschek.
“Diariamente, nossas equipes trabalham na manutenção do cemitério. Neste período que antecede o ′Dia de Finados′, intensificamos os serviços para preparar o local para o feriado”, afirma a secretária de Infraestrutura, Maria Lígia Guedes. A expectativa é que cerca de 120 mil pessoas visitem o local entre o fim deste mês e o feriado.
Nos dias 1º e 2 de novembro, não será permitida a entrada de veículos particulares no interior do Cemitério. Serão disponibilizadas vans e micro-ônibus para que as pessoas com dificuldades locomotoras possam se locomover dentro do cemitério. Também não será permitida a entrada de vasos com ornamentações plásticas ou papel impermeável, assim como qualquer tipo de sacolas ou pacotes com plástico, para evitar criadouros do mosquito da dengue.
Neste ano, após dois anos sem celebrações presenciais devido à pandemia da Covid-19, a realização de cultos e missas será permitida no local. O recolhimento de materiais recicláveis, incluindo borras de velas derretidas, será permitido após o encerramento do expediente nos dias 1º e 2 de novembro, após às 19h.
As intervenções nas sepulturas poderão ser feitas novamente a partir de 3 de novembro, exceto a limpeza por terceiros, que poderá ser retomada apenas a partir de 10 de novembro. As datas estão previstas no decreto municipal nº 2.025/2022, publicado nesta quinta-feira, 13.
O decreto municipal também estabelece as regras para os vendedores ambulantes. O comércio ambulante será permitido apenas nos dias 1º e 2 nos locais determinados pela equipe de Fiscalização do município. Não será permitido o comércio em frente ao prédio da administração e no interior do Cemitério Municipal. Confira os locais permitidos:
– Calçada da Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, ao lado do Cemitério Municipal;
– Calçada da Praça de Todos os Santos;
– Na Rua Mem de Sá, em toda extensão, respeitando o limite de 20 metros entre os portões da Câmara de Velórios e o portão de nº 3, para facilitar o acesso de pedestres;
– Na Rua Dr. Saulo Porto Virmond, respeitando o limite de 20 metros no portão nº 4, para facilitar o acesso de pedestres.
Fonte: O Dia na Cidade