Renan Gallina é um dos maringaenses que vai representar o Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024. O garoto de ouro e a sua treinadora Sandra Regina Crul estiveram nos estúdios do Jornal O Maringá e bateram um papo sobre a preparação para os Jogos Olímpicos de Paris que se aproxima e como são os detalhes da rotina de Gallina.
Carreira
Com apenas 20 anos, o atleta corredor Renan Gallina tem mais de 50 medalhas na carreira, em torno de 30 são douradas. A conquista mais importante do maringaense foi o ouro no ano passado nos Jogos Pan-Americanos, em Santiago no Chile na prova de 200 metros rasos, com o tempo de 20.37s (sua melhor marca é 20.12s). Também no Chile ele venceu a prova do revezamento 4x100m, junto com Rodrigo Nascimento, Felipe Bardi e Erik Cardoso.
Além de ser o atleta mais jovem a conquistar o ouro pan-americano e quebrar um tabu de 24 anos do Brasil na prova, o maringaense se juntou ao grupo seleto de brasileiros que já venceram a prova, nada mais nada menos que Robson Caetano (1991) e Claudinei Quirino (1999) chegaram ao topo. “Ser o terceiro brasileiro a ganhar o ouro e realizar esse feito é incrível”, destaca Renan Gallina.
Gallina conta que sua caminhada no atletismo começou em 2012 na famosa ‘Prova Tiradentes’, quando ainda era disputada na pista de corrida do estádio Willie Davids. Na época eram apenas 150 metros. “A partir dessa brincadeira eu acabei conhecendo a Sandra, ela falou com meus pais para eu começar a treinar. E foi assim que tudo começou. O que era uma brincadeira virou na minha carreira”, salienta o atleta maringaense.
Técnica experiente
A treinadora Sandra regina, com sua vasta experiência, foi ao longo dos oito anos, lapidando a jóia da Cidade Canção e estava presente na conquista dourada no ano passado. “Fiquei bem pertinho vendo ele com apenas 19 anos receber a medalha e nos emocionamos ouvindo o hino nacional, foi muito gratificante”.
Ciclo Olímpico
Para Gallina a preparação do ciclo Olímpico foi bem proveitosa. “Temos tentado corrigir alguns erros, sempre pensando positivo e futuramente também a meta é tentar abaixar dos 20 segundos”. O atleta se mostra bem concentrado e consciente do que pode fazer. “É muito importante ter a noção de que nem sempre a melhor marca vai se feita no dia específico, mas estando competindo bem a intenção nas Olimpíadas é realmente, independentemente do tempo, conquistar uma vaga na final e uma medalha”.
Acompanhe a entrevista completa e exclusiva com o atleta Gallina e sua técnica Sandra Regina Crul e veja também detalhes da preparação para as Olimpíadas no vídeo.
MARINGAENSES QUE VÃO REPRESENTAR O BRASIL NAS OLÍMPIADAS E PARALIMPÍADAS
Jogos Olímpicos
Renan Gallina – Atletismo
Paulo Eduardo Sacchelli Saçaki – Técnico BMX
Gabriela Moreschi – Handebol
Adriana Cardoso – Handebol
Arthur Lanci – Vôlei de Praia
Jogos Paralímpicos
Débora Borges Carneiro – Natação
Beatriz Borges Carneiro – Natação
André Yamazaki – Técnico de Natação