Deputado Estadual Renato Freitas (PT), o parlamentar paranaense de maior projeção nacional no momento, estará em Maringá nesta quinta-feira, 27, e às 10 horas visita a galeria de arte e cultura a céu aberto que o Corredor Cultural Ubuntu está criando nos conjuntos Santa Felicidade e João de Barro I, em uma das áreas mais esquecidas pelo poder público.
Freitas, que percorre o Brasil fazendo palestras sobre racismo estrutural e institucional, tem sido entrevistado por programas de TV e podcasts de grande destaque. Ele é presidente da Comissão de Igualdade Racial da Assembleia Legislativa do Paraná.
Em sua visita à galeria a céu aberto, Renato Freitas vai conversar com o público na Praça Zumbi dos Palmares e fazer a entrega de uma emenda parlamentar para a revistalização da quadra esportiva da praça.
Arte do povo para o povo
A galeria a céu aberto está sendo implementada pelo projeto Colorindo a Vila, que vem acontecendo nos finais de semana, quando pintores, muralistas e grafiteiros estão criando cerca de 20 obras de arte gigantes em fachadas, paredes e muros, dando um novo visual ao bairro.
Os murais artísticos foram feitos por artistas consagrados das artes urbanas, como Mateus Rosa, Raffex, Paris, Mel Rarroz, Gerê, Nando, Bode e Renan Salvador.
Esquecido pelo poder público, praticamente tudo o que acontece no Santa Felicidade e João de Barro I é resultado de um “pequeno sonho” da comunidade. Foi assim com a construção da Praça Zumbi dos Palmares, há 25 anos, quando a própria comunidade, com apoio de pessoas e empresas, construiu a praça que hoje é a que mais tem eventos culturais em Maringá.
Agora, o sonho está levando à implantação da Galeria de Arte e Cultura a Céu Aberto nos dois conjuntos, bairros com características históricas, demográficas e culturais únicas e que enchem de orgulho os seus moradores com projetos e eventos que envolvem as mais diversas formas de manifestação cultural, como samba, hip hop, artes visuais, cinema na praça, murais artísticos, exposições, teatro de bonecos, dança, literatura, clube de leitura, contação de histórias e outras atividades relacionadas com as demais áreas do conhecimento, possibilitando aos moradores e visitantes um contato próximo com o universo artístico.
Veja também