A Secretaria de Educação de Maringá divulgou o resultado preliminar das eleições para diretores dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e das escolas municipais para o biênio 2024-2025. A votação aconteceu nesta terça-feira, 5.
O resultado é preliminar e, conforme a Lei Municipal nº 1.400/2023 e o decreto nº 2280/2023, será aberto prazo para apresentação de recurso entre hoje, 6, e quinta-feira, 7. O resultado final, após análise dos recursos, será publicado no Diário Oficial até o dia 12, terça-feira próxima.
A secretária de Educação, Nayara Caruzzo, destacou que o dia de eleição foi tranquilo nas unidades escolares. “A eleição direta e democrática, implantada pela gestão municipal em 2017, é uma iniciativa que valoriza o papel dos servidores e da família no ambiente escolar. Dessa forma, construímos uma educação democrática e participativa”, disse.
Das 117 unidades escolares, 11 não tiveram candidatos. Nestes locais, conforme a lei municipal nº 1.400/2023, o diretor será nomeado por ato do Executivo, respeitados os requisitos formais de elegibilidade, até a realização de novo processo. Não houve eleição nos Cmeis Anjo da Guarda, Dra. Zilda Arns, João XXIII, José Luiz Beltran, Luiza Martos Murcia Fontes, Pioneira Tereza M. Fernandes e nas escolas municipais Professora Agmar dos Santos, Gabriela Mistral, José Galetti, Dona Lázara Ribeiro Vilella e Professora Odette Alcântara.
Nos CMEIs Irmã Firmina Maria, José Prestes Neto e Padre Francisco Robl, o quórum de votantes, o que representa participação de mais de 50% dos aptos a votar, não foi atingido. Neste caso, a urna foi lacrada e entregue para a comissão eleitoral interna. Nestas unidades, assim como nas 11 que não tiveram candidatos, o diretor será nomeado por ato do Executivo, respeitando os requisitos formais da elegibilidade.