A Rua Saldanha Marinho, até então a única via entre as avenidas Tiradentes e Colombo, que ainda tinha trânsito de veículos em dois sentidos, iniciou esta semana como mão única, com trânsito no sentido Avenida Colombo-Centro.A alteração da também o sentido da Rua Piratininga, continuação da Saldanha Marinho, cujo trecho entre a Avenida João Paulino e Rua Joubert de Carvalho tinha o fluxo no sentido sul-norte e agora inverteu.
O secretário de Mobilidade Urbana Gilberto Purpur disse que a mudança é estratégica e foi implantada de acordo com dados estatísticos sobre o fluxo de veículos e número de acidentes. “Por ser uma via que era de mão dupla, havia registros de muitos acidentes de trânsito no local. Assim, os moradores da região nos procuraram e juntos definimos a forma de melhorar esse cenário e contribuir com o fluxo dos veículos que trafegam no sentido bairro-centro”, diz.
O trânsito já era mais intenso no sentido bairro-centro e a previsão de Purpur é que com mão única o fluxo fica mais rápido e menos perigoso na Saldanha Marinho. Mas, para evitar que motoristas ou motociclistas aproveitem a mão única para trafegar despretenciosamente ou em alta velocidade, serão instalados redutores de velocidade nas esquinas.
Precavendo acidentes no cruzamento da Saldanha Marinho com a Avenida Prudente de Moraes, a mais movimentada daquela parte da cidade, a Semob vai instalar um semáforo. Assim, a Prudente de Moraes passa a ter quatro semáforos em apenas cinco cruzamentos entre as avenidas São Paulo e Paraná.