Mediado pelo assessor da Arquidiocese de Maringá, Everton Barbosa, o debate com os candidatos à Prefeitura de Maringá contou com a presença de quatro dos cinco postulantes ao cargo de prefeito do terceiro maior município do estado. Estiveram presentes, Edson Scabora (PSD), Evandro Oliveira, (PSDB), Pastor José (Mobiliza) e Humberto Henrique (PT).
O Arcebispo de Maringá Dom Frei Severino Clasen inaugurou o momento enfatizando o poder do diálogo e que está aberto a todos os candidatos para tratar dos interesses dos maringaenses. “Com esperança e profundo senso de responsabilidade damos início a este debate. Este momento é de extrema importância para o futuro da nossa cidade e é com o espírito de diálogo e fraternidade que nos reunimos hoje”.
Resumo
Evandro Oliveira foi o primeiro candidato sorteado e iniciou perguntando de forma dura ao atual vice-prefeito, Edson Scabora se o atendimento aos empresários e fornecedores da prefeitura continuaria sendo feito pelo irmão do prefeito Hércules, supostamente de portas fechadas. Scabora disse que se for eleito vai escolher ele próprio os seus secretários e os demais cargos, tem muito orgulho da gestão atual e disse que Oliveira teria que provar o que estava dizendo.
Assunto bastante citado pelos candidatos foi a não presença do candidato Silvio Barros (Progressistas) que lidera as pesquisas de intenção de votos e uma suposta cópia de propostas de determinadas campanhas para outras, principalmente na questão de construção de UPAs e reformas de outras já instaladas. Como foi o caso de indagações do Pastor José a Humberto Henrique e do candidato do PT à Scabora.
Outro ponto questionado, agora por Scabora, foi quanto à clareza de pagamento de advogados do Pastor José. Seu partido Mobiliza, moveu recentemente ações contra a campanha de Edson Scabora, tentando impugnar a chapa nas eleições. No entanto quem mais teve tempo de fala foi exatamente o vice-prefeito, sempre citado nas falas dos demais.
Considerações finais
O Pastor José foi o primeiro a fazer suas considerações finais e comentou a importância que o debate lhe proporcionou e se colocou a disposição dos eleitores maringaenses para comandar a cidade junto com os maringaenses. Na sequencia foi a vez de Evandro Oliveira. O candidato agradeceu a todos os organizadores, destacou os pontos fortes de sua campanha, pediu o apoio das pessoas para conduzir o município e o voto no dia 6 de outubro.
Humberto Henrique também agradeceu a todos, disse que as pessoas percebem quem mostra propostas e quem desconversa, falou de sua presença na comunidade católica, de suas capacitações e pediu para os eleitores analisarem realmente o currículo de cada candidato. Edson Scabora fechou o debate destacando que a atual gestão modificou a coleta do lixo, que não teve nenhum caso de greve de servidores e muito menos casos de corrupção, enfatizando que o maringaense quer candidatos ficha limpa e os avanços realizados na cidade segundo ele.
1º e 3º bloco
Como é de costume, foram explanadas as regras do debate que teve seis blocos. O primeiro e terceiro blocos foram temas livres onde um candidato pôde perguntar para qualquer candidato, mesmo o candidato que já tivesse respondido. Essa regra abriu espaço para que Edson Scabora respondesse mais perguntas, já que é o atual vice-prefeito na gestão de 8 anos de Ulisses Maia.
2º bloco
No segundo bloco o embate também foi de candidato contra candidato, mas com temas predefinidos: meio ambiente, saúde, educação, esporte e população de rua. Todos os participantes perguntaram e responderam uma vez cada.
4º bloco
No quarto bloco as perguntas foram formuladas pela organização do debate onde todos os candidatos responderam.
5º bloco
No quinto bloco as perguntas de candidato para candidato foram predefinidas com os temas: capacitação profissional, emprego e renda, saneamento básico e destinação do lixo, zeladoria urbana, habitação, planejamento urbano, moradia popular e mudanças climáticas. Cada candidato respondeu uma vez.
Último bloco
No sexto e último bloco cada candidato teve um minuto e meio para fazer as considerações finais. Em todos os blocos o sorteio era realizado para saber quem ia perguntar primeiro.
ASSISTA O DEBATE NA ÍNTEGRA – Canal Arquidiocese de Maringá