Com perfil comunitário e de entretenimento, ocupando o espaço público da praça do antigo aeroporto, a Virada Cultural de Maringá, edição 2023, também dá foco à prestação de serviços, caso da feirinha de ação de animais e da participação da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres.
No caso da pasta municipal, o público tem a oportunidade de conhecer um pouco do trabalho desenvolvido pela Secretaria que tem Terezinha Pereira como titular.
Um dos serviços é o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram). É um espaço que conta com atendimento humanizado por uma equipe interdisciplinar (social e psicológico), ou seja, atendimento de psicóloga e assistente social para mulheres em situação de violência, seja doméstica, de gênero, moral, sexual, psicológica e patrimonial.
O Centro visa o rompimento e superação da situação de violência; e o fortalecimento e a construção da cidadania das mulheres.
No Cram, as mulheres atendidas passam também por orientação jurídica para que consigam sair de um ciclo de abuso e violência, contando com todo apoio do município, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres.
Durante os dois dias da Virada Cultural, neste sábado, 29, e domingo, 30, o público também pode levar para casa panfleto informativo sobre o Cram, absorventes do projeto Dignidade e Proteção (para pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social) e exemplar da cartilha Maria da Penha (voltada para crianças).
Aliás, esse material, denominado de “Escola livre de violência contra as mulheres” (2016), é feito em formato de revistinha e fartamente ilustrado, em linguagem didática e acessível. É um livro destinado a estudantes da Educação Básica, a fim de problematizar a violência contra as mulheres que, infelizmente, faz parte do cotidiano de adolescentes, jovens e suas famílias.
Serviço
Secretaria da Mulher
av. Papa João XXIII, 427, Zona 1
Tel. (44) 3293-8350
@semulhermaringa
Cram
Rua Tomé de Souza, 142
WhatsApp (44) 99118-3578
Tel. (44) 3127-5850